Primeiramente, a Síndrome de Burnout também é conhecida por Síndrome do Esgotamento Profissional. Ela está relacionada ao aparecimento de uma doença mental ou física, após um longo período de submissão ao estresse e à pressão no trabalho. Ela acontece porque há um desgaste mental quando uma pessoa está com uma sobrecarga constante. Por isso, é muito importante saber identificá-la e quais são os seus tratamentos. Esses são pontos que essa matéria elucida, abaixo.
Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento
Quais são os sintomas
Saiba como identificar em você, ou numa pessoa próxima, ou do trabalho, os sintomas da Síndrome de Burnout, através da lista de sintomas, abaixo. Lembrando que esses podem não ser os únicos sintomas apresentados e essa matéria apenas visa te dar um direcionamento. Portanto, a pessoa adequada para fazer um diagnóstico correto é sempre um médico.
- Fadiga: a fadiga é um cansaço persistente, que não vai embora se você dorme, comer bem, ou descansar.
- Baixa produtividade: se você tinha resultados ótimos no trabalho e, de repente, não consegue mais se concentrar, ou executar as tarefas de forma eficaz, esse pode ser um sintoma a ser considerado.
- Rotina alterada: se antes você costumava dormir num horário e agora não consegue mais, se estendendo pela noite, esse pode ser um sintoma da Síndrome de Burnout. Outro sintoma é a perda, ou aumento considerável de apetite.
- Perda de autocuidado: se você começou a se deixar de lado, ao ponto de não ligar mais para o que veste, ou sua higiene pessoal, esse é um sinal de alerta!
- Irritabilidade: se as pequenas coisas do dia a dia estão te tirando do sério e você anda brigando bastante com as pessoas ao seu redor, fique de olho! Esse pode ser um sintoma da Síndrome de Burnout.
- Ansiedade: se você apresenta quadros de ansiedade, que estão te prejudicando nas tarefas diárias, esse pode ser um sinal de que você está esgotado emocionalmente.
- Pessimismo: se você não consegue visualizar um futuro bom, nem fazer planos para ele, sua visão de vida está pessimista. Outro dos sintomas da Síndrome de Burnout, é esse.
O que é a ansiedade, quais os seus sintomas e como tratar
Atenção!
Esses foram apenas alguns dos sintomas dessa síndrome, dentre vários outros que podem se apresentar na presença dela. A presença de apenas um dos sintomas, pode não ser um sinal de que ela está presente. Contudo, se você suspeitar de esgotamento emocional, procure um médico imediatamente.
Tratamentos
Os tratamentos para a Síndrome de Burnout devem ser indicados por um profissional da área da saúde. Pode ser um médico psiquiatra, ou um psicólogo. A psicoterapia ajuda bastante na recuperação. Contudo, algumas vezes pode ser necessária a utilização de medicamentos e acompanhamento médico.
Os comportamentos que deram causa à síndrome, também deve ser alterados para que todos os tratamentos tenham sucesso. Por fim, cuidados com a saúde, como atividades físicas, além de ajudarem na melhora, ajudam na prevenção da Síndrome de Burnout!
Ansiosos e estressados: pequeno manual que vocês precisam ler