A Síndrome da Fadiga Crônica, também conhecida como encefalomielite miálgica, é caracterizada por um cansaço extremo e sem motivo aparente, sendo que pode piorar com a realização de atividades físicas e não regride com repouso. Veja abaixo os sintomas e tratamento!
A causa da Síndrome da fadiga crônica ainda é desconhecida. Porém, especialistas da área da saúde afirmam que situações estressantes podem funcionar como gatilho para o aparecimento da síndrome.
Ela pode acontecer em pessoas de qualquer idade e gênero, porém tem se mostrado mais comum em mulheres e em pessoas com 40 a 50 anos.
Sintomas da Síndrome da fadiga crônica
O principal sintoma é a fadiga extrema.
Em decorrência da Síndrome da fadiga crônica é possível que o paciente tenha perda de memória, insônia, apneia, anemia, hipotireoidismo e isolamento social, sendo importante não confundir os sintomas da síndrome com o de outras doenças.
Os distúrbios do sono, de uma maneira geral, são sintomas da síndrome. Bem como a irritabilidade e dor muscular sem explicação aparente.
Tratamento
Antes de falar sobre o tratamento, é preciso dizer que o diagnóstico é feito por exclusão de outras doenças. Por isso, é importante prestar atenção e analisar o quanto a fadiga, perda de memória e concentração estão afetando a rotina do paciente.
No que tange ao tratamento, ainda não existe uma cura para a Síndrome da fadiga crônica. Ela ainda é uma condição misteriosa, cuja causa é desconhecida. Dessa forma, o tratamento objetiva aliviar os sintomas e controlar outras doenças que podem agravar a síndrome.
Em caso de dúvidas, procure um médico clínico geral ou um reumatologista, visto que eles são os mais indicados para ajudar em casos de Síndrome da fadiga crônica. Ao consultar o médico, importante compartilhar com ele todas as informações sobre as mudanças na rotina do paciente, bem como medicamentos consumidos.
Leia também:
– Principais cuidados com os primeiros dentes do bebê
– Rio prorroga restrições, mas amplia horário de bares e restaurantes
Acesse diariamente o site do Brasil 123 e curta nossa página do Facebook para acompanhar as notícias sobre saúde, bem-estar, coronavírus, direitos dos trabalhadores, economia, vagas de emprego e política!