A Síndrome Alcóolica Fetal (SAF) acontece quando a gestante ingere bebidas alcóolicas durante a gravidez e expõe o feto ao álcool. Essa exposição precoce pode afetar o desenvolvimento neurológico, físico e cognitivo do feto. Bem como, aumentar o risco de abortos espontâneos.
Causas da Síndrome Alcóolica Fetal
É um distúrbio que pode ser evitado, visto que a causa principal da Síndrome Alcóolica Fetal é a exposição ao álcool quando o feto ainda está no útero. Por isso a recomendação que mulheres grávidas não devem ingerir bebidas alcóolicas durante a gestação.
Sintomas
Os sintomas da Síndrome Alcóolica Fetal e os danos causados devido a exposição vão variar de acordo com cada criança e, também, tendo em vista a quantidade de álcool que a gestante ingeriu durante a gravidez e em qual fase do período gestacional ela se encontrava.
A microcefalia é um dos sintomas que mais acontece, que é quando a cabeça e o crânio são pequenos. Além disso, os bebês que foram expostos ao álcool tendem a nascer menores, pois ele afeta não só o desenvolvimento cognitivo, como o físico também.
A Síndrome Alcóolica Fetal pode fazer com que a criança tenha problemas de visão e audição, bem como complicações cardíacas e renais.
Como explicado no início da matéria, a Síndrome Alcóolica Fetal é um distúrbio que pode ser evitado completamente, bastando para isso que a grávida não faça uso de bebidas alcóolicas durante a gestação. Caso a exposição aconteça, a Síndrome é irreversível e não tem tratamento. Sendo que seu diagnóstico é mais complicado, devendo o médico analisar o consumo de álcool da gestante, bem como malformações do feto.
Caso a Síndrome Alcóolica Fetal seja diagnosticada, podem ser prescritos alguns medicamentos para aliviar os sintomas, bem como acompanhamento psicológico, psiquiátrico, com fonoaudiólogo e com fisioterapeuta.
Leia também:
– Coxinha sem glúten e vegana: aprenda como fazer opção simples e deliciosa
– Obesidade infantil provoca graves problemas na fase adulta
Acesse o site do Brasil 123 diariamente e curta nossa página do Facebook para acompanhar todas as dicas de saúde e bem-estar, bem como as notícias sobre economia, política, direito dos trabalhadores, concursos públicos e vagas de empregos.