Na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América (EUA), uma adolescente de 16 anos de idade foi resgatada de um sequestro após recorrer a um sinal bastante popular no TikTok. A rede social permitiu que a menina fizesse esse sinal com as mãos indicando ser vítima de violência doméstica.
Segundo informações da polícia do condado de Laurel, no estado de Kentucky, a menina estava dentro de um carro da marca Toyota de cor prateada quando fez o sinal com as mãos para o motorista de outro carro. O homem a quem a moça pediu ajuda notou que ela estava dentro do carro com um homem bem mais velho e relatou à polícia que a feição dela indicava que ela parecia estar em perigo.
Feita a denúncia com informações sobre o carro, a polícia local conseguiu achar o veículo e abordar o motorista que estava na companhia da menina. Ao identificar a identidade dela, descobriu-se que ela havia sido dada como desaparecida pelos pais desde a manhã do dia 2 de novembro. O sequestrador foi identificado como James Herbert Brick, de 61 anos de idade, preso em flagrante pela polícia antes de chegar ao suposto destino, Ohio.
Segundo uma nota divulgada pela polícia do condado de Laures nas redes sociais, ao vasculhar o celular do sequestrador, foi encontrada a foto de uma jovem menor de idade em contexto sexual. Em relato de defesa à polícia, o homem alegou que a menina entrou no carro por vontade própria, mas que logo temeu pela segurança dela. Agora a jovem já está junto da família e o homem responderá às acusações de sequestro e posse de pornografia infantil.
Sinal de socorro
O sinal usado pela menina para pedir socorro foi criado pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women’s Foundation) no ano de 2020. A criação de uma simbologia capaz de retratar a violência doméstica de modo sutil surgiu em meio à pandemia da Covid-19, época em que os registros de violência tiveram um aumento expressivo.
Foi então que o sinal viralizou na rede social TikTok, sendo composto por três gestos com as mãos que indicam as seguintes situações:
- Violência em casa;
- Preciso de ajuda;
- Violência doméstica.
Essas situações são retratadas através da seguinte sequência com as mãos:
- Levantar a mão com a palma voltada para a outra pessoa;
- Encostar o polegar na mão;
- Dobrar os dedos sobre o polegar.
Na oportunidade, o xerife do condado de Laurel, no Kentucky, ensina em um vídeo como fazer o sinal com a mão: