A tecnologia 5G começou a ser operada no Brasil em julho deste ano, sendo a cidade de Brasília a primeira a receber o sinal. Desde então, outras capitais passaram a receber a cobertura de quinta geração. Porém, o processo de instalação da cobertura é mais lenta, pois é necessário ter uma antena a cada 100 mil habitantes. O sinal 5G permite uma conexão mais rápida e dá mais velocidade à internet.
No entanto, muita gente ainda não sabe, mas a tecnologia 5G tem uma relação com as antigas antenas de TV parabólica. Nesse sentido, algumas famílias poderão ter que trocar o equipamento. A boa notícia é que há a possibilidade de conseguir um kit de antena gratuitamente, por meio de um programa.
Por que fazer a troca da parabólica?
A troca da antena parabólica é necessária para “limpar” o espaço aéreo de frequência da banca C de 3,7 GHz a 6,45 GHz. O motivo é que o sinal 5G opera na frequência de 3,5 GHz, o que implica na troca da parabólica, pois ela pode gerar interferência na nova cobertura, podendo causar falhas na qualidade de som e imagem na TV.
Quem tem direito de realizar a troca da antena parabólica?
As famílias que podem ter o sinal de TV prejudicado pela implantação da cobertura 5G na região, terão direito de participar do programa Siga Antenado, com parceria de empresas de telefonia associadas à tecnologia de quinta geração.
De acordo com o programa, as famílias que podem receber o kit parabólica são:
- As que possuem inscrição no CadÚnico e recebem algum benefício;
- As que possuem uma antena parabólica instalada e funcionando;
- Que façam um cadastro na Siga Antenado e solicitem o novo kit.
Saiba como solicitar a troca
A solicitação pode ser feita pelo site do programa Siga Antenado, no endereço https://sigaantenado.com.br. Também pode ser solicitada a troca por meio de ligação telefônica, pelo número 0800 729 2404.
Após ser feita a análise da família para ver se enquadra nos requisitos, será agendado um dia para a entrega e instalação do novo kit de antena.
Locais onde o sinal 5G já está operando
O plano de cobertura do sinal 5G visa cobrir os municípios brasileiros. Devido a implantação gradativa, atualmente a tecnologia já está presente em 15 cidades, sendo elas as capitais:
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- João Pessoa;
- Porto Alegre;
- São Paulo;
- Curitiba;
- Salvador;
- Goiânia;
- Rio de Janeiro;
- Palmas;
- Vitória;
- Florianópolis;
- Recife;
- Fortaleza;
- Natal.
A princípio, era estimado que todas as capitais deveriam estar operando a tecnologia 5G até 31 de julho de 2022. No entanto, em meio às dificuldades logísticas de importação de equipamentos, segundo o G1, o prazo para adesão à tecnologia foi adiado.
Veja também: Descubra se você tem direito ao ABONO SALARIAL COMPLEMENTAR
sou de Itaúna mG já posso fazer o cadastro