A Reforma da Previdência de 2019, mudou algumas regras para a aposentadoria pelo INSS, que sofrem alterações todos os anos até 2033. Por isso que hoje, indicaremos os requisitos para aposentadoria de 2023, e quanto irá receber.
Assim, todas as pessoas, que estão sujeitas às regras de transição para se aposentar, será envolvido de qualquer maneira. Afinal, com as regras de transição, foram criadas opções de aposentadoria para as pessoas que não tinham tempo para se aposentar naquele momento.
Quais são as regras de transição para aposentadoria do INSS?
Entre as diferentes maneiras de se aposentar pelo INSS, é necessário que atendam aos requisitos de tempo de contribuição e idade. Assim, existem no mínimo 5 maneiras de efetivar as regras de transição e se aposentar, que são:
- Regra de pontos;
- Idade progressiva;
- Redução do tempo de contribuição;
- Pedágio de 50%;
- Pedágio de 100%.
Para o ano de 2023, as alterações ocorrem nas 3 primeiras regras: de pontos, por idade progressiva e redução do tempo de contribuição, que precisam ser atendidas para a concessão da aposentadoria do INSS.
Assim, na sequência, apresentam-se os requisitos necessários para cada uma das 3 primeiras regras:
Regra de pontos
Neste caso, não existe idade mínima para solicitar a aposentadoria do INSS, pois haverá a soma do tempo de contribuição com o INSS e a sua idade. Traz vantagens para pessoas que começaram a trabalhar cedo, e assim, possui mais tempo de contribuição.
O que muda é o número resultado da soma para cada ano. Então, para 2023:
- Para homens, a soma é de 100 pontos, contando o tempo de contribuição e idade;
- Para as mulheres, a soma é 90 pontos, contando o tempo de contribuição e a idade.]
Regra da idade progressiva
Neste caso, é preciso que a pessoa comprove 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos de contribuição para as mulheres. Além disso, é preciso comprovar idade mínima, para o ano de 2023, de:
- 63 anos para homens;
- 58 anos para mulheres.
Isto significa que se a pessoa comprovar o tempo mínimo de contribuição, deverá ter idade mínima de 63 anos para homens e 58 anos para mulheres.
Regra de redução de tempo de contribuição para a aposentadoria 2023
Esta regra é específica para pessoas trabalhando em empresas privadas, e assim, se torna favorável, para pessoas que já possuem idade mínima, mas não possui a quantidade de tempo de contribuição para solicitar a aposentadoria.
Assim, é preciso atender aos seguintes requisitos, para 2023:
- Homens: possuir 65 anos e, no mínimo, 15 anos de contribuição;
- Mulheres: possuir 62 anos, e no mínimo 15 anos de contribuição.
Para saber quanto irá receber, é possível fazer o cálculo, em uma calculadora de aposentadoria disponível no site Meu INSS. Assim, você deverá inserir dados específicos como tempo de contribuição, idade que pretende se aposentar, tempo de contribuição e valor mensal de contribuição.
Você irá ter o valor possível de receber na aposentadoria.
Fique atento aos seus direitos!
Sendo assim, não deixe o tempo passar sem saber deles e ficar trabalhando além do prazo estabelecido. Ademais, não esqueça que você pode optar pela regra de transição que for mais favorável para você agora neste momento.