É comum, depois de um certo tempo de contribuição, o trabalhador começar a ter interesse na simulação de aposentadoria do INSS.
Assim, existem várias possibilidades para realizar essa ação. Desde a consulta a um especialista no assunto até o uso de tecnologias próprias.
Até mesmo o próprio instituto de previdência oferece uma tecnologia com essa finalidade. Além de existir muitas outras disponíveis na internet ao alcance dos usuários.
Contudo é preciso ficar atento, pois com a reforma previdenciária de 2019, existem várias opções de aposentadoria. Sendo assim, confiar somente no resultado obtido através de uma simulação, pode não ser o ideal.
Quer entender melhor como funciona a simulação de aposentadoria do INSS? Continue a leitura do texto até o final!
Simulador de aposentadoria do INSS
Afinal o simulador de aposentadoria, não passa de um sistema em que é possível observar a situação de contribuições do trabalhador e realizar cálculos prováveis de tempo para fazer jus à aposentadoria. Desse modo, analisando a situação previdenciária, o sistema precisa trazer as informações referentes ao tempo de contribuição. Avaliar a carência e calcular o número de pontos do segurado.
Ademais, quando a simulação é completa, ela pode trazer dados que possibilite avaliar custo-benefício entre as diversas possibilidades de aposentadoria de acordo com a situação previdenciária do contribuinte. Essa avaliação é essencial porque, depois que houve a grande reforma previdenciária em 2019, passaram a existir cerca de 30 modalidades de aposentadoria. Isso se deve às regras que podem ser antigas (direito adquirido), de transição e novas.
Simulação de aposentadoria do INSS pelo app da própria autarquia
Primeiramente, a simulação de aposentadoria mais comum é aquela que usa o simulador do INSS.
Nesse sentido, o sistema encontra-se à disposição do contribuinte na Plataforma Meu INSS, que o trabalhador pode acessar tanto no site como no aplicativo para celular.
Contudo, o simulador do próprio instituto, apresenta algumas falhas que o diminui a sua confiabilidade em certos casos.
A princípio, porque esse simulador usa como base exclusiva as informações do CNIS. Todavia, essas informações nem sempre correspondem à realidade.
Além do mais, o simulador próprio da autarquia, faz a análise de somente 7, e conforme já mencionamos anteriormente, existem muitas outras possibilidades, conforme prevê a legislação.
Calculadoras da internet
De acordo com o que já citamos no início deste texto, também é possível simular sua aposentadoria através de calculadoras automáticas que estão a disposição na internet.
Basta você realizar uma pesquisa rápida e encontrará várias opções gratuitas de calculadoras próprias para essa função. Ou seja, calculadoras que oferecem são capazes de realizar a simulação de aposentadoria do INSS.
Contudo, as calculadoras da internet, tendem a ser sistemas simples, exigindo que o próprio trabalhador realize a contagem do seu tempo como contribuinte e também a carência, referente a esse tempo.
Simulação através de Consulta ou planejamento previdenciário
Em contrapartida às demais formas de simular seu benefício, existe a opção de realizar com o auxílio de uma consulta ou planejamento previdenciário com um profissional.
Dessa forma, essa será a simulação de aposentadoria do INSS, mais segura e completa. Pois além de contar com experiência do profissional, que deve ser um especialista no assunto. Você terá a garantia de que estarão inclusas nessa contagem aquelas situações que não tem registro no CNIS.
Agora que você conhece as opções de simulação de aposentadoria do INSS, é só escolher uma delas. Volte sempre para mais informações.