A senadora Simone Tebet (MDB) realizou nesta quarta-feira (14) um discurso de despedida do Senado. Como foi candidata à presidência República, a parlamentar não disputou as eleições no cargo que detinha e, por isso, se despedirá do posto.
‘Exemplo de coragem’, diz Lula ao parabenizar ex-presidente Dilma por aniversário
Ao todo, Simone Tebet ficou oito anos no cargo, visto que este é o tempo que dura um mandato de senador. Nesta quarta, ela lembrou os feitos que conquistou durante seu tempo de casa e ainda pediu que as mulheres que fazem política no país tenham mais atenção.
“Com muito orgulho, fui a primeira líder da bancada feminina do Senado. E aqui eu preciso pedir ao Brasil que me escute, que vocês possam, tomo a liberdade para dizer isso, dar mais atenção às mulheres que fazem política no Brasil. Vocês vão descobrir talentos, competência, ética, respeito e, acima de tudo, amor incondicional de mãe e de mulher por este país e estas pessoas”, disse ela.
Em outro momento, ela explicou que, enquanto candidata à presidência, ficou incomodada com as pessoas que diziam que não a conheciam e descobriram sobre ela na política somente por conta da candidatura ao Executivo. “‘como descobrimos você só agora, Simone?’, isso as mulheres, as meninas falando. Peço ao Brasil que deem um olhar especial para cada uma das deputadas, das senadoras, das parlamentares, das mulheres que fazem política no Brasil”, disse a senadora.
Simone Tebet no governo Lula
Após ter ficado em terceiro nas eleições presidenciais, a senadora optou por apoiar o até então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), formando assim uma aliança com o petista. Ao se juntar ao chefe do Executivo eleito, a senadora disse que não iria ocupar ministérios.
Todavia, após a insistência da chapa de Lula, ela deixou de lado as afirmações, deixando claro que, caso pudesse escolher, optaria pela Educação. Hoje, a pasta preferida de Simone Tebet não deve cair sob o seu colo, mas existe a chance de ela ser anunciada em breve como ministra do Desenvolvimento Social, a pasta que cuida do Bolsa Família, principal marca dos governos Lula. De todo modo, assim como publicou o Brasil123, o futuro da senadora ainda é incerto.
Leia também: Aloizio Mercadante é anunciado como novo presidente do BNDES e Lula diz que ‘privatização vai acabar’