Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento, elogiou neste domingo (05) a postura classificada por ela como “rigorosa” de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em resposta aos ataques criminosos de 08 de janeiro em Brasília, quando apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF.
‘Grande campanha’, diz Lula ao agradecer Xuxa por ser embaixadora da vacinação
“O Supremo Tribunal Federal, na figura de Alexandre de Moraes, tem sido rigoroso na tramitação do processo e na punição desses que são chamados no Brasil de golpistas”, afirmou a ministra durante sua participação, de forma virtual, em um evento organizado pelo Lide, Grupo de Líderes Empresariais, realizado em Lisboa, Portugal.
Ainda durante seu discurso, além de falar sobre o patrimônio depredado nos ataques, citando o relógio levado ao Brasil por Dom João VI, a ministra da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a democracia venceu. “A democracia não é só feita de tijolos e cimento. É feita de alma e a alma do povo brasileiro é democrática. A democracia venceu e se fortaleceu ainda mais”, disse Simone Tebet.
Não suficiente, a ministra, que foi candidata à presidência da República nas eleições do ano passado e, no segundo turno passou a apoiar Lula, acrescentou que “o processo eleitoral trouxe de volta ao Brasil um democrata e, antes vivendo a barbárie, hoje nós vivemos na mais absoluta e plena democracia”.
Por fim, Simone Tebet ainda comentou sobre o dia primeiro de janeiro, data em que Lula voltou ao Executivo. “Poucas vezes tivemos a grata alegria e satisfação vistas no dia 1º de janeiro deste ano”, começou a ministra. “Multidão nas ruas proclamando com alegria o direito de viver e o direito à liberdade”, finalizou a chefe do Ministério do Planejamento durante sua participação no evento do Lide.
Leia também: PT prevê disputa interna entre Simone Tebet e Fernando Haddad no governo Lula