Durante o feriado nacional de ontem (12), data onde os católicos comemoraram a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Lula aproveitou para realizar campanha na maior favela do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão. Contudo, fotos de Lula utilizando um boné com as iniciais “CPX” causou fake news por parte dos apoiadores de Jair Bolsonaro, atingindo o trending topics do Twitter nesta quinta-feira (13).
Entenda o caso
De acordo com alguns eleitores que apoiam a reeleição de Bolsonaro, o boné utilizado por Lula durante sua visita ao Complexo do Alemão fazia menção ao tráfico de drogas e as gírias utilizadas pelo Comando Vermelho, uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Dentre os ataques com fake news estava a do próprio filho de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, que postou em sua conta do Twitter que CPX significaria “Cupinxa (parceiro) do crime”.
Além disso, o senador, que afirmou em entrevista recente que “Está todo mundo cansado de briga”, postou fotos da sigla presente em armas de fogo. O resultado foi o compartilhamento da falsa notícia contra Lula, principalmente entre os diversos perfis bolsonaristas na rede social.
O que significa CPX?
Ao contrário do relato dos bolsonaristas contra Lula, “CPX” trata-se da abreviação para “complexo de favelas”, chamados os conjuntos de favelas cariocas:
- Complexo do Alemão ou CPX Alemão;
- Complexo da Penha ou CPX Penha;
- Complexo da Maré ou CPX Maré;
- Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;
- Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.
A simplificação, usada pelos moradores dos locais, pela Polícia e pelo governo, esta presente até mesmo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do estado do Rio de Janeiro para 2023. De acordo com Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, jornal comunitário das favelas do Rio, o ataque é criminoso.
“É importante que as pessoas da favela que estão pensando ainda em votar no Bolsonaro, saibam que eles não gostam de pobre e moradores de favelas! Criar uma Fake News sobre o boné CPX que é abreviação de COMPLEXO pra dizer que é associado ao tráfico, é criminoso demais”, escreveu em seu Twitter.
Apesar disso, isso não impediu que outros perfis, como os da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e do ex-ministro e deputado eleito Mario Frias (PL) publicassem a falsa associação de Lula ao crime organizado em suas redes sociais.
Falas de Lula em visita ao CPX Alemão
Em sua visita ao CPX Alemão, o candidato prometeu mostrar “à elite que governa o país que, mais uma vez, um metalúrgico endireitará” o Brasil. “Estamos passando numa área que tem muita obra do PAC da época em que eu era presidente. E não tem nenhuma casa verde e amarela. A única casa que ele (Bolsonaro)comprou foi aquela com dinheiro vivo. Aqui não tem rachadinha, tem o povo brasileiro”, disse Lula.
Além disso, o petista voltou a pedir aos nordestinos que não votem no atual presidente com quem ele está ligado à milícia. “Esse cidadão não tem noção do que é o povo nordestino. E não tem noção do que é o povo carioca porque a vida dele sempre foi ligada aos milicianos que mataram Marielle”, afirmou Lula.