Nesta quinta-feira (16), foram abertas as inscrições para o SiSU 2023, que conta com a participação de mais de 120 universidades públicas. Os candidatos podem concorrer a vagas em mais de 6.000 programas de graduação em todo o país. Por isso que hoje, com este artigo, pretendemos informar os passos para você que vai fazer SISU 2023.
Serão 128 instituições participantes, incluindo 63 universidades federais, tornando este o único programa gerido pelo Ministério da Educação que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.
No total, o SISU 2023 deverá disponibilizar 226.399.995 vagas em 6.402 programas de graduação.
Calendário SiSU 2023 – 1º semestre
Se você pretende fazer o SISU 2023, fique atento as datas:
- Datas de inscrição: entre 16 e 24 de fevereiro de 2023;
- Resultado da chamada: 28 de fevereiro;
- Período de inscrição para ficar na lista de espera para possível chamada: entre 28 de fevereiro a 8 de março de 2023.
Mas atenção: No processo de seleção do SISU somente ocorre uma chamada, sendo assim, as vagas que não são preenchidas neste momento, serão preenchidas pelas pessoas que estiverem na lista de espera. E assim, poderá ser chamada a qualquer momento.
Quem pode concorrer a uma vaga no SISU 2023?
Somente podem participar do Sistema de Seleção Unificada os alunos que realizaram o ENEM 2022 e obtiveram nota superior a zero na redação. Além disso, o candidato não pode ter participado do ENEM como treineiro.
Ao contrário do Prouni, os alunos que já possuem o título de bacharel podem se candidatar a vagas em qualquer curso disponível no SiSU, desde que tenham realizado o vestibular (ENEM). O Ministério da Educação disse que haveria divulgação das notas do ENEM 2022 no dia 13 de fevereiro, mas o MEC decidiu liberá-las mais cedo para que os alunos pudessem verificar seu progresso mais cedo.
Os cadastros serão feitos através do site Acesso Único/Sisu. Assim, cada candidato poderá escolher duas opções de curso, sendo que a primeira terá prioridade de inscrição.
Como funciona a nota de corte e o peso da nota do ENEM no SISU 2023?
Não é mais necessário que um candidato tenha uma nota de corte específica no Sisu para ingressar em uma universidade específica, pois esse valor mínimo varia de acordo com o curso e o ano letivo. Quando um candidato insere seus dados na plataforma e escolhe os cursos em que deseja concorrer, o sistema calcula sua média automaticamente.
Este serviço permite que os alunos insiram seu desempenho acadêmico por área de assunto e visualizem suas chances de aceitação em suas escolas e cursos principais, considerando suas pontuações de testes padronizados anteriores e médias de notas.
Para concorrer a uma vaga no Sisu, calcula-se a nota média do Enem por meio de uma média ponderada. Em outras palavras, o cálculo emprega pesos diferentes para cada teste.