A possibilidade de conseguir sua CNH de graça existe, basta seguir alguns passos.
Assim, apesar de não ser de uma hora para outra conseguir a Carteira Nacional de Habilitação, é possível seguir algumas etapas e adquiri-la de forma gratuita.
Isso porque está entre os benefícios oferecidos pelo governo, a CNH Social, que traz a possibilidade de tirar a licença de graça.
Assim como outras assistências dadas pelo Estado, a CNH Social tem por objetivo auxiliar pessoas de baixa renda. Nesse caso, para que possam ter acesso a esse documento que permite a direção de veículos.
Se esse é um assunto que te interessa e se você gostaria de saber quais são os passos para conseguir a CNH de graça, continue a leitura até o final.
O que é a CNH Social?
A CNH social não se trata de um projeto do Governo Federal, e sim de cada estado. A saber, pelo menos 18 estados do Brasil possuem o programa que oferece a CNH gratuitamente.
O objetivo deste programa é fazer com que pessoas de baixa renda possam também conduzir automóveis de forma legal e sem custos. Afinal, o processo para tirar a carteira nacional de habilitação exige investimento em diferentes momentos. Como se sabe, há altos custos em exames de aptidão física e psicológica, aulas teóricas e práticas, testes e taxa de autoescola.
Sendo assim, o projeto da CNH Social possibilita a mais pessoas a aquisição deste documento.
Quais as vantagens da CNH de graça?
Como citado anteriormente, a intenção ao oferecer a CNH Social é auxiliar pessoas sem condições de arcar com os gastos para tirar a carteira por conta própria.
Além disso, o objetivo do programa também é ampliar as chances da pessoa de ingressar no mercado de trabalho. Isso porque, ao possuir esse documento, muitas pessoas podem prestar concurso público para trabalhar como motoristas, trabalhar em aplicativos ou serviço de entregas, etc.
Portanto, se você deseja saber como fazer para conseguir a CNH de graça, vamos explicar o processo para solicitar.
Como conseguir a CNH de graça?
Para conseguir uma vaga na CNH Social, primeiramente é necessário morar em um estado que tenha o programa. É preciso, também, cumprir as determinações de cada estado.
Para, finalmente, solicitar a CNH Social, é necessário acessar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) em sua cidade, buscar pela CNH Social e preencher o seu formulário.
A seguir, listamos alguns critérios para a liberação da CNH social:
- Ser maior de 18 anos;
- Comprovar que possui renda de até 2 salários mínimos;
- Estar desempregado a mais de 12 meses;
- Ser aluno da rede pública e possuir um bom rendimento escolar e comportamental;
- Ser pessoa que possui necessidades especiais;
- Ser ex-presidiário;
- Ser agricultor;
- Não possuir nenhum registro em sua carteira de trabalho;
- Ser beneficiário do Bolsa Família;
- Não possuir nenhum registro de infração no trânsito.
Agora que você já sabe tudo sobre esse programa, siga essas dicas e solicite a sua CNH de graça.
Leia ainda: O que acontece se a Revisão da Vida Toda for CANCELADA?