Uma das lojas mais populares no Brasil pode perder espaço para um novo concorrente, que também virá da China. O projeto de uma nova loja online no Brasil está em fase de implementação pelos responsáveos e deve aumentar ainda mais a concorrência no varejo brasileiro, o que prejudicaria a Shein. Recentemente, executivos da Temu, a nova loja chinesa, estiveram no Brasil.
Por outro lado, a chegada da nova loja deve ser positiva para os compradores, que devem ver produtos a preços mais acessíveis. E é exatamente isso que atrai a Temu para o país, fazendo com que ela bata de frente com a Shein, Shopee e até mesmo com a Amazon.
Shein e outras varejistas chinesas no Brasil
São diversas as marcas varejistas chinesas que atuam no país. No setor de e-commerce, os nomes mais fortes são Shein, Shopee e Ali Express. Atualmente, a primeira marca é reconhecida pelas roupas baratas, enquando a segunda tem mais abrangência na compra de objetivos de pequeno valor. O Ali Express ainda tem um segmento bastante restrito no país.
Por conta disso, a Temu busca competir de igual para igual com as marcas chinesas. Além disso, quer desbancar as marcas americanas, como a Amazon, e também as brasileiras, como o Magalu. Contudo, para analistas, um impeditivo deve ser o apoio do governo, que deve proteger, de forma mais efetiva, as lojas nacionais.
Vale lembrar que, recentemente, os Estados uniram os impostos em uma mesma alíquota e passaram a tributar, de forma mais efetiva, as compras vindas da Shein, da Shopee e também do Ali Express. As importações, com isso, ficaram mais caras, o que favorece o e-commerce brasileiro.
Apesar disso, um apontamento feito pela NIQ Ebit mostra que 72% dos usuários de e-commerce no Brasil compraram de sites internacionais no ano passado. Antes da pandemia o percentual era de 58%. Para analistas, isso mostra que as plataformas ganharam o gosto dos moradores do país.
O que é a Temu?
A Temu é uma concorrente direta da Shein em outros países e é um e-commerce que mira o mercado brasileiro justamente pelo forte potencial de aumento de vendas. Atualmente, a empresa tem vendas totais que somam US$ 2,3 bilhões. Fundada em 2022, a loja online busca diminuir os intermediários da venda, unindo, diretamente, fabricantes e compradores.
Apesar disso, ela não pretende competir apenas com a Shein no segmento de moda. Atualmente, a Temu tem mais de 30 categorias de produtos. A promessa da empresa é reduzir em até 50% o valor final para o comprador, justamente pelo fato de juntar fabricantes e compradores.
Contudo, ainda não existe previsão para que a plataforma comece a funcionar no Brasil.