Já pensou em preparar um shake caseiro para perder peso? Os shakes são excelentes opções de substituição de refeições, principalmente para quem está de dieta. Então, veja aqui no Brasil 123, algumas receitas deliciosas para você incluir esta bebida no seu cardápio.
Por que o shake pode ajudar na dieta?
Quando estamos passando por restrição alimentar para poder emagrecer, é comum que tenhamos vontade de comer alimentos “proibidos” para aquele determinado período.
Às vezes acontece também de não termos tempo hábil para preparar uma refeição, ou simplesmente não queremos comer comida sólida. Nestas situações o shake entra para nos salvar, e se preparado adequadamente, não compromete a dieta, podendo, dessa forma, potencializar os resultados.
Shake caseiro para perder peso
O shake pode ser algo extremamente leve, baixo em calorias, rico em nutrientes e fibras, como pode ser calórico e vazio de vitaminas. No entanto, tudo vai depender do preparo e da finalidade empregada na bebida.
Assim, para deixar o shake baixo em calorias e rico em nutrientes, com um poder de saciedade maior, tenha como base água ou leite desnatado, e utilize os seguintes ingredientes:
- Aveia (farelo, farinha ou grãos)
- Proteína (whey, soro, soja)
- Frutas de baixo índice glicêmico (morango, kiwi…)
- Iogurtes
Mas se o shake for consumido apenas como um lanche entre uma refeição e outra, reduza suas calorias ao máximo, concentre no sabor e na saciedade.
No entanto, para o shake que substitui uma refeição, todos os grupos de elementos devem estar presentes.
Shake para substituir uma refeição
Veja algumas opções e suas substituições para fazer um shake que pode substituir o almoço ou jantar de quem está de dieta.
Para a base você pode utilizar qualquer uma destas opções:
- Suco de limão
- Leite desnatado
- Iogurte natural
- Suco de laranja
Para obter os elementos nutricionais como, por exemplo, vitaminas e minerais, escolha 1 opção entre os ingredientes:
- banana
- mamão
- morangos
- mamão
- inhame
- abacate
Mas para enriquecer o shake, ajudar no trânsito intestinal e garantir saciedade por mais tempo, acrescente uma pequena porção de:
- Aveia em flocos
- Farelo de aveia
- Farinha de aveia
- Linhaça
- Chia
E para alcançar a proteína necessária, complemente com whey protein ou outra fonte de proteína que você esteja habituado a usar.
Shake para lanche
O shake utilizado como lanche ou entre refeições, deve ser baixo em calorias, com elementos mais saborosos, no entanto, para tirar o ar de dietas nestas refeições.
Assim, utilize um destes ingredientes para a base:
- água filtrada
- água de coco
- suco de limão
- suco de acerola
Para garantir saciedade e sabor, utilize frutas como, por exemplo:
- morangos
- kiwi
- goiaba
- abacate
Você pode complementar com proteína para enriquecer ainda mais o seu shake, porém não acrescente a aveia para não ultrapassar a quantidade de calorias para o lanche.
O shake emagrece?
Não, não é a bebida que tem o poder de emagrecer. O mecanismo do shake é atuar na saciedade para que você coma cada vez menos, em um intervalo de tempo cada vez maior.
Um copo de shake (sem exageros nas frutas doces, ou complementos) contém aproximadamente metade das calorias que uma refeição completa, pois os derivados de aveia tendem a se expandir no estômago, impedindo que a sensação de fome volte em pouco tempo.
O consumo de shake deve ser associado ao consumo adequado de água (2 litros no mínimo/dia), além disso, ser complemento de uma dieta equilibrada e de preferência feita sob supervisão profissional.
Habitue-se a exercitar-se diariamente não apenas para emagrecer, mas para manter o resultado alcançado.