Você leva o seu cachorro passear ou o seu cachorro te leva passear? Seu cachorro está sempre ansioso e agitado? Assim como os humanos, pets também sentem ansiedade. Algumas atitudes demonstram isso claramente, como a mudança repentina de humor quando você sai sem a presença do seu amigo. Veja como levar o cachorro ansioso para passear de forma tranquila e também a lidar com a ansiedade do seu animal
Levando o cachorro ansioso para um passeio
- Alguns cachorros são bastante ansiosos, por isso, evite aumentar a ansiedade do seu amigo. Nada de ficar repetindo: “Vamos passear! Vamos passear! Quem quer passear?” Isso só vai deixá-lo mais agitado.
- Enquanto você tenta colocar a coleira ou peitoral que tal entreter o seu pet? Use petiscos para desviar o foco, assim ele não vai morder a coleira.
- Saia de maneira calma de casa! Se o seu cachorro ansioso começar a latir e correr pela casa, não saia correndo achando que vai solucionar o problema. Faça tudo bem devagar, faça ele esperar enquanto abre a porta e saia tranquilamente.
- “Mas com o meu cachorro não vai funcionar!” Às vezes não funciona na primeira vez, por isso, repita sempre o processo e acostume seu amigo aos poucos.
Como reverter o quadro de ansiedade do seu pet
- A primeira dica é exercitá-lo muito.
- O cansaço físico, no entanto, nem sempre é suficiente para aqueles ligados no 220V. O treinamento de obediência ajuda bastante, pois exige que o cachorro se concentre; e brincadeiras como caça ao tesouro e esconde-esconde divertem e drenam o excesso de energia.
- Ossos e brinquedos recheáveis também são excelentes opções para entreter e cansar.
- O contato físico e a massagem também fazem milagres, desde que você esteja calmo.
- Florais também atuam no emocional do bicho.
- Feromônios sintéticos, que reproduzem o hormônio exalado pelas cadelas que estão amamentando, dão sensação de tranquilidade e bem-estar.
- Suplementos alimentares à base de tripofano estimulam a produção de serotonina e também ajudam a acalmar o animal.
Não desista do seu cão, por mais agitado que ele seja. A solução pode não ser fácil, mas com dedicação e perseverança você pode ajudá-lo a ser mais equilibrado.
Veja também como um cãozinho pode fazer bem à sua saúde aqui.