A idade óssea (IO) é um exame que auxilia na avaliação de alterações do crescimento e da puberdade. Por meio de um exame radiográfico (raio X) da mão e do punho do paciente é possível chegar a um diagnóstico.
Em outras palavras, durante o crescimento da pessoa, desde a vida fetal até a infância, puberdade e o seu final como um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e de forma. Essas mudanças podem ser vistas na radiografia. A idade óssea de uma criança é a idade média em que as crianças atingem este estágio de maturação.
Por que calcular a idade óssea do seu filho?
A partir da idade óssea, é possível ter uma previsão de quanto tempo ainda resta para uma criança ou adolescente crescerem. Isso porque o exame identifica a quantidade e o espaçamento de ossos na região e esses espaços indicam a maturidade óssea do paciente e o estágio de crescimento em que ele está.
Além disso, também é possível avaliar se o crescimento da criança apresenta um ritmo normal, lento ou até mesmo acelerado, sendo assim possível antecipar futuros problemas relacionados como distúrbios do crescimento.
Nesse sentido, a idade óssea é atrasada quando há uma diferença significativa em relação à idade cronológica. Mas isso varia de acordo com a idade. Em uma criança saudável, isso indica que ela tem um ritmo mais lento de crescimento e que provavelmente apresentará o início da puberdade mais tardio.
Já a idade óssea avançada significa que ela está adiantada em relação a idade cronológica, pode ocorrer devido à puberdade precoce, obesidade ou outros quadros endocrinológicos.
Seu filho(a) já fez esse exame? Lembre-se: quanto antes identificar distúrbios, mais chances de sucesso no tratamento.
Veja também: benefícios de tomar leite puro todos os dias.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.