Estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (OACT) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontou que no Brasil foram empregados mais de 120 mil novos colaboradores no setor de tecnologia.
Com os avanços tecnológicos, a demanda por profissionais da área está aumentando e a projeção indica que até 2025 o Brasil terá um déficit anual de 106 mil novos profissionais.
O estudo apontou que a demanda média por ano é de 159 mil trabalhadores na área de tecnologia, enquanto o país forma apenas 53 mil pessoas nos cursos de tecnologia. Apesar do cenário, em 2022 o Brasil teve superávit e gerou 122 mil novas vagas na área.
A pandemia contribuiu para aumentar as demandas de trabalho digital, tanto para empresas que tiveram que se adaptar ao novo modelo de home office, quanto para aquelas que intensificaram ainda mais os serviços online.
Desse modo, a busca por profissionais da área para dar suporte e criar novos processos aumentou consideravelmente. O número de vagas criadas no ano passado foi cerca de quatro vezes mais do que em 2020, ano em que 31,4 mil postos com carteira assinada foram disponibilizados no país.
Os estados que mais abriram novas vagas e empregaram na área de tecnologia são: São Paulo, com 54,4 mil vagas; Minas Gerais, com 12,3 mil, e Santa Catarina com 10,3 mil novos postos de trabalho. Por outro lado, apenas dois estados apresentaram números negativos, Pará, com menos 485 novas vagas e Maranhão com -555.
De acordo com pesquisa realizada pelo LinkedIn, dos 25 cargos que terão maior demanda em 2022, engenheiros de dados e colaboradores especializados em segurança digital estão no top 5 funções com maior potencial.
Ranking de profissões mais procuradas em 2022
Confira, abaixo, o ranking completo das profissões mais requisitadas em 2022, de acordo com a pesquisa realizada pelo LinkedIn.
- Recrutador especializado em tecnologia
- Engenheiro de confiabilidade de sites
- Engenheiro de dados
- Especialista em cibersegurança
- Representante de desenvolvimento de negócios
- Gestor de tráfego
- Engenheiro de machine learning
- Pesquisador em experiência do usuário
- Cientista de dados
- Analista de desenvolvimento de sistemas
- Engenheiro de robótica
- Desenvolvedor back-end
- Gerente de engajamento
- Gerente de equipe de produto
- Engenheiro de Quality Assurance
- Consultor de gestão de dados
- Líder de experiência do cliente
- Analista de design
- Analista de soluções
- Analista de gestão de riscos
- Consultor de design de produto
- Coordenador de vendas internas
- Enfermeiro intensivista
- Designer de conteúdo
- Instrutor de agile
Veja também: Currículo: novas tendências para ganhar da concorrência – Brasil123