O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) revelou nesta terça-feira (6) os dados do seu mais novo levantamento, a Sondagem do Mercado de Trabalho (SMT).
Entre as informações divulgadas, o FGV Ibre destacou que 72% das pessoas afirmaram estar satisfeitos com o próprio trabalho. Isso quer dizer que mais de 27% estavam insatisfeitos.
Veja abaixo os percentuais referentes à cada grau de satisfação:
- Muito satisfeito: 22,5%
- Satisfeito: 49,7%
- Insatisfeito: 24,1%
- Muito insatisfeito: 3,7%
De acordo com os dados do FGV Ibre, as pessoas que afirmaram estar insatisfeitas com o trabalho citaram os motivos para essa insatisfação. Em síntese, os entrevistados poderiam apontar vários fatores. E o resultado foi o seguinte:
- 64,2% – Remuneração baixa;
- 43,0% – Pouco ou nenhum benefício;
- 23,7% – Insegurança por ser trabalho temporário;
- 22,9% – Estou trabalhando menos do que gostaria;
- 21,4% – Carga horária elevada;
- 12,9% – Distância da minha residência para o trabalho;
- 5,7% – Trabalho de alto risco.
Vale destacar que o levantamento também pediu para as pessoas atribuírem uma nota de 1 a 10 em relação à percepção de bem-estar com a vida em geral. Em resumo, quanto mais alta a pontuação, maior a satisfação. Aliás, a nota média ficou em 7,2 pontos.
Auxílio Brasil: número de usuários pode bater recorde em dezembro
FGV Ibre lança Sondagem do Mercado de Trabalho
A saber, o FGV Ibre lançou a sondagem nesta terça-feira (6). A pesquisa irá consultar cerca de 2 mil pessoas físicas mensalmente. As entrevistas acontecerão com pessoas com mais de 14 anos de idade e ocorrerá em todo o território nacional.
Em resumo, a SMT “é uma pesquisa mensal que tem por finalidade gerar indicadores que antecipem tendências dos principais indicadores de mercado de trabalho e aprofundar o entendimento de alguns temas dentro do mercado de trabalho”, explicou o FGV Ibre. Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.
Leia também: Auxílio Brasil CHEGA AO FIM em dezembro; veja o que acontecerá