O presidente Jair Bolsonaro estuda dar um aumento salarial de 5% para os servidores públicos federais ainda nesse ano. A medida busca conter o avanço das insatisfações com a renda desses profissionais. Isso está acontecendo desde que o presidente prometeu um forte reajuste à categoria dos militares, que incluía os policiais federais.
Além disso, o aumento passaria a valer a partir de julho. Ainda, especialistas dizem que isso teria um impacto de R$5 bilhões para os cofres públicos. Por isso, nesse texto vamos falar sobre o aumento dos servidores públicos, além de dar algumas dicas financeiras do que fazer com o dinheiro a mais, caso esse reajuste aconteça.
Vai aumentar o salário?
O Governo Federal vem sofrendo com diversas paralisações nos últimos meses. Servidores públicos estão entrando em greve para reivindicar aumentos salariais. Isso porque o governo tem dificuldades em reajustar os valores acima da inflação, dado que isso impacta muito o orçamento público. Apesar disso, esse parece ser um compromisso forte do governo.
Isso porque o presidente estuda dar um aumento de 5% para os diversos servidores públicos. A ideia é que, mesmo corrigindo abaixo da inflação, haja uma distribuição mais equânime entre as diferentes categorias. Segundo fontes do Estadão, o reajuste abrangeria servidores públicos da Receita Federal, Banco Central, Tesouro Nacional, entre outros.
Ainda, o valor de 5% seria para não ferir uma lei eleitoral. Isso porque o governo não pode reajustar acima da inflação, que atualmente é de 10% no acumulado de 12 meses. Com a previsão de uma inflação pouco abaixo de 7% para esse ano, isso representaria uma perda mínima de poder real de compra da categoria. Apesar disso, o governo ainda não enviou o projeto de reajuste desses servidores públicos.
Porém, caso o reajuste aconteça, isso representará um alívio para o bolso dos servidores, principalmente aqueles que ganham menos. Diante disso, há a possibilidade de recomeçar a vida financeira com maior conforto, já que haverá a possibilidade de guardar um valor mensalmente.
Um alívio para os servidores públicos
Caso o reajuste chegue, o valor a mais representaria um alívio para os servidores públicos. Com isso, há a possibilidade de guardar dinheiro mensalmente, por menor que seja o valor. Isso porque atualmente os servidores, em tese, vivem com o valor que ganham. Dessa forma, o valor a mais pode ser guardado parcial ou integralmente.
Se esse for o seu caso, você pode passar a investir em títulos seguros, como o Tesouro Direto ou em contas digitais que rendam 100% do CDI, como a NuConta. Isso para aqueles servidores públicos que não têm conhecimento de mercado. Caso você tenha, você pode buscar produtos mais sofisticados, como CDB, LCI, LCA e até mesmo ações da bolsa de valores. De qualquer forma, o importante é respeitar o seu perfil de investidor, que deve ser seguido à risca na hora de investir qualquer valor.
Ainda, é importante lembrar que, caso o reajuste aos servidores públicos venha, o primeiro desafio é não gastar mais do que gasta atualmente, dado que esse é um erro bastante comum para quem passa a receber salários maiores.