Os servidores federais receberam nesta terça-feira (19) uma notícia desejada por muitos trabalhadores do país. A saber, o Ministério da Economia incluiu o dia 22 de abril na lista de pontos facultativos do país para estes servidores. Aliás, a decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” de hoje.
Em outras palavras, os servidores federais terão o segundo feriadão prolongado consecutivo. Na semana passada, os trabalhadores do país aproveitaram o feriado da Páscoa na Sexta-feira Santa. Contudo, na sexta desta semana, apenas os servidores federais poderão aproveitar a folga.
Contudo, vale destacar que a portaria publicada no DOU proíbe a antecipação ou o adiamento do ponto facultativo. Isso quer dizer que os servidores não poderão aproveitar a liberação ao trabalho em outra data que não seja a sexta-feira. Esta decisão se deve ao feriado nacional de Tiradentes, comemorado em 21 de abril.
Servidores federais ainda terão dois pontos facultativos no ano
Neste ano, não só os servidores federais, mas todos os trabalhadores do país terão mais seis feriados nacionais. As datas são as seguintes:
- 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho;
- 7 de setembro, Independência do Brasil;
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro, Finados;
- 15 de novembro, Proclamação da República;
- 25 de dezembro, Natal.
Além disso, os servidores federais ainda poderão aproveitar outros dois pontos facultativos no decorrer do ano. A saber, eles cairão no dia 16 de junho devido a Corpus Christi e no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público.
Em suma, o ponto facultativo em 28 de outubro também possibilitará um feriadão prolongado aos servidores federais, visto que cai em uma sexta-feira.
Em contrapartida, os feriados do Dia Mundial do Trabalho e do Natal caem no domingo, ou seja, os trabalhadores já teriam folga sem o feriado, pelo menos boa parte deles.
Leia Também: PIB da China cresce mais que o esperado no primeiro trimestre de 2022