Enquanto várias pessoas estão preocupadas com o fim do Auxílio Emergencial do Governo, algumas dezenas estavam recebendo outro auxílio duas vezes no mesmo mês. Isso estava acontecendo com alguns servidores públicos do Distrito Federal (DF).
Quem está dizendo isso é a Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF). De acordo com o resultado de um auditoria, cerca de 64 servidores estavam recebendo o auxílio-alimentação duas vezes em um mesmo mês.
De acordo com a CGDF, esses erros acabaram custando cerca de R$28,3 mil para os cofres públicos. Deste montante, cerca de R$15,9 mil já estão de volta aos cofres. É que as pessoas decidiram devolver o montante ao constatar o erro.
A investigação sobre esses casos continua. Seja como for, a principal hipótese aqui é de um erro no sistema, e não de má fé dos funcionários. É que na maioria dos casos a duplicação acontece no salário de empregados com relação com mais de um órgão do Governo de Brasília.
Tanto é que a maior parte desses casos aconteceu na Secretaria de Educação (SE-DF). Por lá, a maioria das situações envolvia professores com contrato temporário. Como o contrato não era fixo, eles acabavam trafegando por mais de um órgão. O sistema falhava em cortar o auxílio de um desses órgãos.
Auxílio em dobro
Isso é algo que também aconteceu durante os pagamentos do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Várias pessoas relataram que receberam o dinheiro do auxílio sem fazer qualquer tipo de inscrição no programa emergencial.
Para esses casos, aliás, essas pessoas devem procurar o site oficial do Ministério da Cidadania e realizar a devolução do dinheiro. O processo é simples. Basta seguir portanto o passo a passo, colocar os seus documentos e devolver o dinheiro.