O servidor público federal conta com uma ferramenta que oferece mais de 28 serviços e que já alcançou o número de 600 mil usuários: o aplicativo SouGov.br, que foi lançado em maio deste ano.
O aplicativo vem se consolidando como o principal canal de atendimento a servidores públicos federais ativos e aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Poder Executivo Federal civil.
“O SouGov.br é exatamente a transformação digital que estamos promovendo aqui dentro, na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “E estamos fazendo isso para dar mais eficiência, para melhorar o desempenho do gestor, melhorar a qualidade da informação e aprimorar a capacidade de relacionamento e entrega dos serviços e produtos. Mas, acima de tudo, essa transformação digital que estamos fazendo pretende atender bem ao servidor público federal brasileiro. Se atendermos bem ao servidor, ele também atenderá bem ao cidadão”, destaca.
Serviços do aplicativo
Através da ferramenta, os funcionários federais podem realizar de forma digital, com rapidez e comodidade, procedimentos que só podiam ser feitos presencialmente.
A saber, o aplicativo reúne 28 serviços relacionados à vida funcional dos usuários. São 25 funcionalidades no modo Autoatendimento como, por exemplo, a consulta ao contracheque e às férias, o encaminhamento do atestado de saúde e o cadastro ou alteração de dados bancários.
Além disso, estão à disposição três requisições que são encaminhadas diretamente à unidade de gestão do órgão ou entidade onde o servidor está lotado: as licenças gestante, adotante e paternidade, o auxílio-transporte e a assistência à saúde suplementar. Depois de analisado o pedido, a resposta é enviada também pelo aplicativo.
Importante destacar que desde o dia 29 de julho, as mesmas funcionalidades do aplicativo SouGov.br também podem ser acessadas pelo computador.
Com informações do Ministério da Economia
Leia também: Saiu o calendário da última parcela do auxílio emergencial; acompanhe