Informações divulgadas pela jornalista Andreia Sadi, da “Globo News”, revelam que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que é pré-candidato à presidência da república, vai sair do Podemos, legenda que ele se filiou no final do ano passado. Segundo a comunicadora, o destino do ex-juiz federal será o União Brasil e o anúncio deve ser feito ainda nesta quinta-feira (31).
Ainda conforme Andreia Sadi, a decisão de Sergio Moro foi tomada na noite de quarta-feira (30) e pode alterar completamente a rota política do ex-ministro. Isso porque o União Brasil exige que ele desista de sua candidatura à presidência para que ele possa se filiar ao partido. Para a legenda, o correto é que Sergio Moro se concentre na ideia de concorrer às eleições como deputado federal.
Sergio Moro na corrida pela presidência
Desde que foram reveladas as primeiras pesquisas eleitorais, ainda no ano passado, Sergio Moro tem registrado uma média de 8% nas intenções de voto. O que mais preocupa é que ele não alavancou em nenhum momento, causando dúvidas naqueles que acreditavam que ele seria o nome ideal para a chamada terceira via, que visa acabar com a polarização registrada hoje em torno dos nomes de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na última pesquisa, por exemplo, enquanto Sergio Moro aparecia com seus tradicionais 8%, Lula e Bolsonaro apareceram bem na frente do ex-ministro, como 43% e 26%, respectivamente. Segundo Andreia Sadi, fontes do Podemos ainda enxergam a troca como sendo “sem lógica”. “Se fosse para ser deputado federal, ele poderia ter ficado no Podemos, não? Quando as coisas não têm muita lógica, é porque tem coisa no meio”, disse o representante.
A iminente desistência de Sergio Moro acontece no mesmo dia em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também indicou que deixará a disputa presidencial de lado e tentará a reeleição para o cargo atual. Segundo as informações, a oficialização da desistência do tucano deve ocorrer em entrevista na tarde desta quinta.
Leia também: Ex-deputado Eduardo Cunha diz que vai ser candidato à Câmara por SP