Sergey Lavrov, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, foi recebido pelo governo brasileiro nessa segunda-feira (17/04), ele é apontado como uma das figuras mais controversas do país Russo na conjuntura atual.
Apesar disso, Lavrov segue sua rota por Brasil, Venezuela, Nicarágua e Cuba. Dentre esses países, somente o Brasil não tem certa “inimizade” com os Estados Unidos. Contudo, as recentes declarações do governo por Lula vem desagradando os americanos.
Nesse sentido, ao mesmo tempo que Lavrov veio ao Brasil, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a busca pelo processo de paz na Ucrânia. Contudo, em Viagem à China, na semana passada, o presidente Lula fez declarações em tom crítico aos EUA:
“É preciso que os EUA parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz, é preciso que a União Europeia comece a falar em paz pra que a gente possa convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo e a guerra só está interessando, por enquanto, aos dois”
Lavrov encontra Chanceler Mauro viera
Lavrov teve uma reunião com o ministro das relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio Itamaraty e depois disso se encontrou com Lula no Palácio do Planalto. Segundo suas próprias palavras:
“Conversamos sobre temas relevantes na agenda internacional, considerando que as visões do Brasil e da Rússia são similares em relação aos problemas que acontecem no mundo. Os dois países são unidos pelo desejo de contribuir para um mundo mais democrático e multipolar, baseado nos princípios legais de soberania e igualdade entre os Estados”
As reuniões de Lavrov na América Latina serão para discutir a respeito de “fortalecer a cooperação mutuamente benéfica entre os países”, segundo a imprensa estatal russa.
Ainda, segundo a afirmação do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, “as conversações estão planejadas para se concentrar em questões de fortalecimento da estrutura legal do mundo atual, que é baseada na Carta das Nações Unidas”.
“A América Latina é uma região amiga, um dos centros da formação de um mundo multipolar e a Rússia planeja manter um diálogo dinâmico com ela, desenvolver uma cooperação construtiva livre de qualquer imposição de fora”.
Conhecendo um pouco sobre o ministro
Sergey Lavrov tem sido o rosto internacional da Rússia por quase 20 anos.
Lavrov tem 72 anos, nascido em 21 de março de 1950 em Moscou, ele é conhecido por seu estilo direto e pouco diplomático na defesa dos interesses russos. Na arena global, ele é quem aparece mais defendendo a política externa de Vladimir Putin e como ministro das Relações Exteriores é o que está há mais tempo no cargo desde a queda da União Soviética. Ele assumiu o posto em 2004.
Inicialmente, Lavrov no início de seu mandato como ministro, a Rússia vivia um momento de esfriamento das tensões com o Ocidente, com isso ele era visto com um tecnocrata de boa oratório. Mas nos últimos tempos, o perfil da Rússia mudou, então Lavrov passou a ser visto como um defensor da política de Putin.
Veja ainda: URGENTE: Sergio Moro poderá ser preso? Veja as ÚLTIMAS informações