Atualmente, ter uma melhora da reputação no mercado financeiro é algo importante, especialmente caso o cidadão deseje conseguir um aumento do limite de crédito ou solicitar um financiamento e empréstimo em melhores condições. Dessa maneira, um dos mecanismos utilizados para medir o histórico do comportamento financeiro de alguém é o score do Serasa.
Por meio dele, é possível saber que se ele possui um comportamento positivo, em outras palavras, se ele é um bom pagador, se honra com os seus débitos, ou se ele possui um comportamento negativo, isto é, se possui dívidas ativas, se não efetua os pagamentos conforme o acordado previamente.
A importância do score para as avaliações do Serasa
Para melhor explicitar a importância do score do Serasa, ele é uma estatística que demonstra qual é o risco que uma instituição financeira pode correr com aquele consumidor.
Antes de decidir conceder crédito para alguém, é comum que as instituições financeiras consultem o score do Serasa e a situação financeira no geral do cidadão e, por isso, pode ser difícil conseguir crédito quando se está com o nome negativado. A razão para isso é que, com o nome sujo, a instituição corre maior risco de que o consumidor se torne inadimplente com relação aquele débito.
Além disso, esse indicador do Serasa varia de 0 a 1000, e quanto mais próximo de 1000, maior a probabilidade de que aquele consumidor seja um bom pagador. A divisão da qualificação do score do Serasa é feita assim:
- Baixo: 0 a 300
- Regular: 301 a 500
- Bom: 501 a 700
- Excelente: 701 a 1000
PIS/PASEP CANCELADO? Veja quem não vai receber o dinheiro!
Veja as dicas para manter o score alto e facilitar aprovações financeiras
O score do Serasa é extremamente importante para os cidadãos, pois com um indicador baixo, fica difícil a abertura de crédito, além de outras dificuldades. Nesse sentido, veja abaixo algumas dicas para aumentar o seu score Serasa!
Mantenha os pagamentos em dia
Sempre quite os seus compromissos financeiros mensais, tais como, por exemplo, as contas básicas de casa, como água, luz, internet e telefone. Além disso, mantenha também paga a fatura do cartão, evitando atrasá-la.
Evite gastar desnecessariamente
Essa dica é essencial para uma boa gestão de finanças pessoais, especialmente se a família estiver passando por um momento mais delicado no financeiro. Mantenha o controle nos gastos e compre apenas aquilo que é considerado como essencial.
Busque renegociar dívidas e quite os seus débitos em atraso
Um dos passos importantes para quem deseja sair da situação de inadimplência e limpar o nome é quitar os débitos que estão em atraso. Para isso, é possível renegociar as dívidas, sendo que o próprio Serasa possui um programa próprio para isso. Para saber mais visite o site do Serasa.
Não depende dos créditos
O cartão de crédito pode ser um bom aliado se usado com responsabilidade, portanto, a dica é utilizar os créditos tomando cuidado para não estourar o limite do cartão.
Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo do Serasa pode ser ativado e, dessa maneira, a instituição consegue monitorar mais adequadamente o seu comportamento financeiro.
Veja agora: EXCELENTE NOTÍCIA para quem compra a cesta básica