Para conseguir um cartão, financiamento ou empréstimo, você precisa ter um Score que as instituições financeiras consideram alto. Vale destacar que a Serasa calcula essa pontuação no CPF, o que permite aos bancos avaliar a capacidade do cliente de pagar o que foi solicitado.
A saber, as pontuações variam de 0 a 1.000 pontos. Com isso, um consumidor com menos de 300 pontos tem alto risco de reprovação, enquanto uma pontuação entre 300 e 700 é considerada de médio risco. Em contrapartida, acima de 700 pontos, os riscos de inadimplência são relativamente baixos.
É importante deixar claro que a pontuação é influenciada por diversos fatores como pontualidade no pagamento de contas, histórico de dívidas pendentes, entre outros. Acessar essa pontuação permite que você acompanhe seu histórico financeiro e entenda seu impacto em suas metas de gastos.
Assim, aumentar seu score aumenta suas chances de ser aprovado em um cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Continue a leitura para saber mais!
Confira as dicas da Serasa para aumentar a pontuação do seu CPF
Verifique suas dívidas
O primeiro e mais importante passo para melhorar sua pontuação é eliminar quaisquer pendências existentes. É possível buscar a renegociação de suas obrigações por meio do Serasa Limpa Nome. Há oportunidades com descontos de até 90%, ou diretamente com a instituição responsável pelas negativas.
Mostre pontualidade
Pague as faturas em dia. Se preferir, opte pelo débito direto em conta. Se você não possui nenhuma conta no seu CPF, considere abrir uma conta de luz, água ou até mesmo cartão de crédito (mesmo com limite baixo) em seu nome. Isso porque essa informação é considerada no seu cadastro positivo.
Mantenha o cadastro positivo ativo
Um cadastro positivo reflete seu histórico de negócios com empresas nos últimos 12 meses. Portanto, quanto mais longo for esse link, mais relevante será essa informação. Pagar suas contas em dia e pagar o valor faturado integralmente, pode ajudar a aumentar alguns pontos.
Solicite crédito com sabedoria
Se mais consultas de empresas aparecerem em seu nome, isso pode significar uma busca incontrolável por crédito. Portanto, quando você solicita um crédito, sua pontuação pode sofrer flutuações temporárias. A pontuação será zerada em breve. No entanto, quanto menos solicitações de empréstimo você fizer, menor será o impacto.
Evite fazer pagamentos completos antecipadamente
Embora essa seja uma opção viável para evitar o endividamento, se o seu objetivo é aumentar o score, é preciso manter as operações de crédito. Isso porque pagar adiantado não afeta sua pontuação. Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio entre pagamentos à vista e parcelados.
Mantenha os dados atualizados no Serasa
Manter os dados pessoais sempre atualizados no banco de dados Serasa é importante. Portanto, quanto mais precisas forem as informações sobre você, como idade, telefone e endereço, mais confiável será o registro.
Além disso, a Serasa disponibiliza gratuitamente a consulta do score por meio de sua plataforma online. Acesse o site, clique em “Verificar Score”, digite seu CPF e se for sua primeira visita, faça o cadastro rápido.
Sobre o Feirão Serasa Limpa Nome
Acima de tudo, como mencionado, o Feirão Serasa Limpa Nome pode contribuir muito com os brasileiros que possuem dívidas. Além disso, a própria Serasa relata em sua plataforma diversos casos de pessoas que conseguiram, através do feirão, se livrar das dívidas.
Lembrando que esse é o maior evento do Brasil de renegociação de dívidas. Mais informações estão disponíveis no site da Serasa.
Leia também: Bancos fazem IMPORTANTE mudança