O nosso país está entre um dos 15 países do mundo que mais possuem pessoas com inadimplências. Segundo uma pesquisa feita pela revista The Economist, esse número expressivo de cidadãos em inadimplência pode levar a uma crise de dívida. Normalmente, as crises têm muito a ver com a fragilidade econômica de um país.
Além disso, o número elevado pode ser explicado também pela crise econômica que o país viveu nos últimos anos, devido a pandemia da Covid-19, que acabou elevando o número de desempregados, o que faz com que a dívida das famílias cresça.
Em um país do tamanho do Brasil, as repercussões de uma crise de inadimplência podem ter dimensão internacional. De acordo com um levantamento do Serasa Experian, existem hoje no Brasil mais de 68 milhões de cidadãos brasileiros com dívidas em seu nome.
O que pode acontecer com as pessoas com inadimplências?
O que surpreende sobre o perfil dos devedores com o CPF no Serasa é a grande porcentagem de jovens com inadimplências. Essa faixa etária compõem mais de 36% dos inadimplentes registrados pela instituição. Muitos atribuem esse fator à falta de experiência de vida desses jovens, assim como a carência de planejamento financeiro.
Contudo, é inegável que a economia brasileira contribuiu muito para o surgimento de inadimplentes. A alta taxa de desemprego no Brasil, assim como a inflação e taxa de juros, são fatores que contribuíram para colocar esses mais de 60 milhões de brasileiros em inadimplência, fazendo com que 30% da nossa população perdesse acesso a inúmeros benefícios.
A pessoa em estado de inadimplência, ou seja com o “nome sujo”, pode ter a sua vida muito dificultada. Para o inadimplente, é extremamente difícil conseguir empréstimos e financiamentos. Similarmente, quem sonha em ter um cartão de crédito e é inadimplente, pode dar adeus à ideia.
Esse tipo de dificuldade acontece porque para empresas e instituições financeiras, o inadimplente representa um risco maior de dívidas que as demais pessoas. Sendo assim, assumindo que estes não conseguirão arcar com as parcelas de um empréstimo, por exemplo, as organizações já negam esse pedido de cara.
Veja como consultar o CPF no site do Serasa
Mas, não conseguir um cartão de crédito não é a única consequência negativa para quem está em estado de inadimplências. Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovou que juízes pudessem decidir por suspender a documentação de pessoas devedoras, para que estas arquem com as dívidas que assumiram.
Agora, um inadimplente pode perder o seu passaporte e a sua Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Além desses documentos importantes, a Justiça ainda pode impedir que os devedores possam participar de concursos públicos e, até mesmo, consigam realizar solicitações.
Então, caso você suspeite que está em inadimplência e tem medo de ter inúmeros direitos suspensos, entenda como consultar o seu status no Serasa. Você pode fazer isso de uma maneira bem simples, basta fazer o download do aplicativo Serasa: Consulta CPF e Score.
É só inserir os seus dados, e pronto! Você já vai entender em que situação se encontra. Outra opção para realizar a consulta do CPF, é utilizando o site do Serasa. Igualmente, basta inserir o seu CPF que o site indicará a situação da sua documentação.