Acabamos de comemorar a data, mas a grande maioria das pessoas deixa a decoração de Natal até o começo do ano. Aliás, existe até o dia que dizem ser o certo para desmontar a árvore, como você poderá acompanhar ao longo deste artigo.
Mas nem só de árvore se faz uma decoração de Natal. Assim, objetos de decoração como bonecos de neve, guirlandas e luzes completam o pacote.
E, afinal, o famoso e tradicional pisca-pisca aumenta o valor da conta de luz no final do mês?
Siga a leitura para saber.
Decoração de Natal e o bolso do cidadão
Antes de tudo, é preciso lembrar que além das luzes de Natal, a conta de luz costuma vir mais cara pelo aumento do uso dos eletrodomésticos, como ventilador e ar-condicionado devido ao aumento das temperaturas nesta época aqui no Brasil.
Então, todo esse pacote pode sim fazer com que a conta de energia ultrapasse o orçamento previsto pelos consumidores.
Como calcular o gasto da decoração de Natal?
Em entrevista ao Terra, a professora de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Valeria Vanessa Eduardo, explicou que a energia consumida pelos enfeites de Natal depende da potência e de quanto tempo ele fica ligado.
Em outras palavras, para saber quanto a decoração está consumindo de energia, é preciso encontrar a potência do produto e multiplicá-la pelo tempo médio em que fica ligado.
Desse modo, o custo apresentado na conta de luz irá utilizar como referência uma tabela de preços que varia conforme a região e com a distribuidora de energia no local.
No caso da decoração mais utilizada, o pisca-pisca, o seu consumo de energia costuma ser baixo. No entanto, esse gasto pode variar de acordo com a quantidade de lâmpadas no item, assim como sua potência.
Por exemplo, um conjunto de pisca-pisca com 200 lâmpadas possui um consumo de 70 watts. Ao converter para kW, o consumo fica sendo 0,07 kWH. Caso as luzes fiquem acesas oito horas por dia, o consumo ao final do mês será de 16,8 kwH. Assim, ao realizar a multiplicação para chegar ao custo (16,8 kWh x R$ 0,65), chegamos a R$ 10,92 ao final de 30 dias.
Vale a pena pela magia do Natal, não vale?
Desmontar a árvore
Quando as festividades se encerrarem, se você quer saber sobre o dia para desmontar a árvore de Natal, segundo a tradição católica, o recomendado é no Dia de Reis, em 6 de janeiro, data conhecida como “Epifania do Senhor”.