Nas últimas semanas o Ibovespa tem subido bastante. O principal índice de ações vem se valorizando dia após dia. Depois de muito ficar entre os 100 mil pontos, agora o índice já passa dos 110 mil. Será que o Ibovespa passa dos 115 mil pontos antes do término de 2020?
Chances boas
A vitória de Biden parece favorecer aqueles que acreditam que novos estímulos podem vir por aí. Esses estímulos norte-americanos, geralmente são feitos com injeção de dinheiro no mercado.
Com mais liquidez, dinheiro sobra e vem para países que podem ser considerados mais “arriscados”, como é o Brasil.
Desse modo o cambio que esteve bem depreciado em 2020, ficou um pouco melhor. Do outro lado, com o dinheiro entrando no Brasil, o Ibovespa pode se beneficiar (mais dinheiro entrando na bolsa). Mais dinheiro na bolsa, mas procura por ativos; igual à valorização.
O grande problema aqui é mensurar até onde vai essa movimentação. Por exemplo, a alta do Ibovespa pode ter alcançado o seu fim agora, na última semana.
Como os estímulos não foram lançados ainda é provável que aqueles que investiram estão na expectativa do fato para permanecer ou para aumentar a posição.
Assim, é preciso que haja mais notícias boas. Inclusive com melhora do Brasil (com relação a economia).
O Brasil precisa ajudar o Ibovespa
Mesmo com uma enxurrada de dólar vindo por aí, se o Brasil não se tornar interessante para os investidores externos e inclusive internos, as coisas não vão melhorar por aqui.
Indicadores como; PIB, inflação, desemprego e a confiança do consumidor precisam vir melhores. Esses seriam sinais claros de que a retomada está acontecendo.
Vale destacar que antes da pandemia o desemprego já era alto (acima dos 10%) e o PIB já estava “machucado”. Então uma melhora agora poderia significar muito.
Outro ponto que pode ajudar bastante o Brasil está relacionado ao superávit. Mesmo com as expectativas de déficit por anos ainda, a esperança de ver um superávit do governo federal existe em um futuro. Quem sabe com uma retomada mais forte as coisas não possam se concretizar.