Atualmente tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas veganas. Isso porque o veganismo é um estilo de vida adotado pelas pessoas que prezam pela vida dos animais. Afinal, no veganismo as pessoas não consomem alimentos de origem animal. Mas ser vegano é mais saudável? Veja se é bom para você.
Na alimentação vegana não há consumo de alimentos, tampouco utilização de produtos, de origem animal. Então, diferentemente dos vegetarianos, que não consomem carnes, os veganos, além de não consumirem carne, também não consomem leite ou queijo, por exemplo.
Porém, apesar de o veganismo ser um estilo de vida interessante para quem preza pela vida dos animais e proporcionar uma dieta nutritiva para as pessoas, é necessário adotar o veganismo com consciência e de forma séria para que funcione. Mas ser vegano é mais saudável?
Ser vegano é mais saudável?
O veganismo, assim como outros estilos de alimentação, apresenta benefícios e malefícios para a saúde. Cada organismo necessita de nutrientes específicos, portanto, um estilo de alimentação que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Nesse sentido, é necessário avaliar os benefícios e malefícios que a alimentação vegana apresenta para definir se ser vegano é mais saudável.
Prevenção de doenças crônicas
Quando feita de forma correta, a alimentação vegana auxilia na prevenção de doenças crônicas. Portanto, pessoas diabéticas, hipertensas e, inclusive, aquelas que possuem tumores tem muitos benefícios com a alimentação vegana. Isso porque quando não se consome carne e derivados, os níveis de colesterol reduzem, fazendo com que o risco de que as pessoas desenvolvam doenças cardiovasculares também seja menor.
Combate a obesidade
Se você deseja emagrecer, a dieta vegana pode ser uma ótima opção. Como a alimentação vegana é rica em fibras, há um aumento na sensação de saciedade, o que faz com que você tenha necessidade de comer menos e, por consequência, auxilia o processo de emagrecimento. Além disso, alimentos ricos em fibras melhoram o trânsito intestinal e quando se come menos carne o funcionamento do intestino também é melhor.
Cardápio diverso
Engana-se quem pensa que no veganismo não há diversidade de alimentos para se consumir, muito pelo contrário. Há uma diversidade de legumes, verduras, frutas, dentre outros tipos de alimentos que podem compor deliciosos e saudáveis pratos.
Falta de vitaminas
Algumas vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do organismo são de origem animal, portanto, é necessário tomar cuidado para que em uma dieta vegana essas vitaminas não fiquem em falta. A falta de vitamina B12, por exemplo, pode deixar o indivíduo mais cansado, fraco, estressado e com a memória ruim. O ferro, nutriente presente em carnes e derivados, também pode deixar de ser adquirido em quantidades ideais. Portanto, se você deseja deixar de comer carne, procure saber quais são as outras fontes desses nutrientes.
Irritação e cansaço
Como mencionado anteriormente, a falta de alguns nutrientes e substância que as carnes proporcionam podem desencadear alguns sintomas, como irritação e cansaço. Além disso, pode haver perda de massa muscular. Então, não deixe de montar um cardápio que contenha alimentos de origem vegetal repletos de nutrientes que compensem a falta de carnes, leite e afins.
E você é adepto a esse estilo de vida? Nos fale nos comentários como tem sido essa escolha de ser vegano.