“Estou tão cansado, que não consigo dormir.” Isso já aconteceu com você? Há dias em que estamos tão cansados e tão tensos, que, ao deitar na cama, não conseguimos relaxar para dormir. Uma noite inteira se passa sem que consigamos obter o sono necessário para repor nossas energias. Entretanto, porque isso acontece? Saiba as causas e o que fazer quando você sentir sono, mas não conseguir dormir.
Síndrome do Pânico: o que é, quais são seus sintomas e tratamentos
Porque acontece de uma pessoa sentir sono, mas não conseguir dormir
Primeiramente, para dormir bem, uma pessoa precisa estar completamente relaxada. Isso porque não basta deitar na cama e fechar os olhos. É preciso que o corpo entre no processo do sono, produzindo melatonina (hormônio do sono) para que uma pessoa durma.
Por isso, processos estressantes impedem que uma pessoa consiga dormir. Dessa forma, muitas pessoas passam as noites tirando apenas pequenos cochilos e levantam mais cansadas ainda, pela manhã. Porque até mesmo para dormir, é preciso estar descansado e relaxado.
Como melhorar a insônia
Primeiramente, evite processos ou atividades estressantes, tanto no trabalho como em âmbito pessoal, próximo do horário de dormir. Ou seja, evite desgastes, atividades profissionais, pensar em ou resolver coisas importantes quando você já vai dormir. Isso fará com que seu cérebro se concentre nos problemas, impedindo que você consiga o relaxamento necessário para dormir.
Além disso, evite mexer no celular ou assistir TV perto da hora de dormir. Ainda que, atualmente, este seja um hábito comum, ele continua fazendo mal às pessoas e atrapalhando o sono. Não é à toa que a maioria dos adultos sofre, ou já sofreu com problemas de insônia: elas adotam hábitos desfavoráveis ao sono.
Casa organizada: como manter a sua casa visualmente arrumada
Perto da sua hora de dormir, você deve evitar também: tomar café e bebidas com cafeína (como chá de mate, por exemplo), fazer atividades físicas (realize-as durante o dia), comer muito (o que atrapalhará o seu sono e a sua digestão), dentre outras atitudes.
Problemas e tensões psicológicas causam insônia, tanto quanto questões físicas. Por isso, o ideal é estar sempre bem resolvido com as suas questões pessoais. Se você não conseguir fazer isso sozinho, procure por um psicólogo. Este profissional é capacitado para orientar você quanto a lidar melhor com seus problemas
Quando tomar remédios
Muitas pessoas que têm insônia recorrem a remédios para dormir, mesmo sem indicação médica. Contudo, essa é uma atitude impulsiva e, muitas vezes, desnecessárias. Isso porque é preciso que um profissional avalie o seu quadro e decida pelo melhor tratamento para você.
A sua insônia pode se dever a algo passageiro, como problemas que, assim que você resolver, seu sono se regularizará. Neste caso, o médico pode optar por te receitar um medicamento menos agressivo, ou mesmo nenhum medicamento.
Você pode, por estar muito incomodado com a insônia, querer livrar-se dela, tomando remédios. Dessa forma, sem precisar, você poderá se viciar em alguma substância, sem a qual você não conseguirá mais ficar. Por isso, jamais é você que deve decidir quando tomar remédios, e sim um profissional da área de saúde.
Estresse: quais são suas causas, sintomas e tratamentos
A melatonina é boa para a questão do sono
Verdade, Benedito! Inclusive, há médicos que prescrevem receitas para estimular a produção de melatonina pelo corpo. Ouvi dizer que realmente funciona!