Randolfe Rodrigues (Rede), senador que desempenha o papel de líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, afirmou nesta quarta-feira (10) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o 08 de janeiro será instalada na próxima semana.
Alexandre de Moraes manda GSI enviar imagens dos ataques de 08 de Janeiro à PF
Esse colegiado em questão terá como foco investigar as invasões e destruições protagonizadas por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Insatisfeitos com o resultado das eleições que confirmou Lula como presidente pela terceira vez, aliados do ex-chefe do Executivo, que não acreditam no sistema eleitoral, mesmo sem provas, se organizaram e promoveram ataques sem precedentes na história brasileira.
Na ocasião, eles depredaram as sedes dos Três Poderes – Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os danos causados pelos criminosos culminaram em prejuízos que beiram a casa dos R$ 26 milhões – mais de 1200 pessoas foram denúncias pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e cerca de 400 já viraram réus por conta dos atos.
“Semana que vem instalaremos a CPMI, provavelmente na quarta-feira”, afirmou Randolfe Rodrigues. Há duas semanas, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado e também do Congresso Nacional, leu o requerimento para criação da Comissão que investigará os atos golpistas que causaram a depredação da Praça dos Três Poderes.
Nesta quarta, Randolfe Rodrigues explicou que, para a CPI de fato começar seus trabalhos, falta apenas os “demais partidos da base fazerem a indicação dos nomes” dos membros da CPMI – por ser uma comissão mista, participam senadores e deputados federais.
Não suficiente, o senador também falou a favor do PL das Fake News. “O Brasil não será terra de ninguém. Elas [big techs] não vão fazer aqui o que elas querem impunemente”, disse ele. Uma CPI com o intuito parecido foi instalada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recentemente e tem acervo de depoimentos e documentos que serão consultados por senadores e deputados que integrarão a Comissão do Congresso.
Em entrevista ao canal “CNN Brasil”, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) disse que foi procurado por líderes do Senado e da Câmara de seu partido e do Partido dos Trabalhadores (PT) em busca de informações. Segundo ele, um encontro deve ser marcado para depois da escolha dos participantes da CPMI.
Leia tambem: Governo vai notificar Telegram após mensagem contra o PL das Fake News; aplicação de multa também é avaliada