O Senado dos Estados Unidos aprovou na última terça-feira (10) o projeto de infraestrutura no valor de US$ 1 trilhão. A saber, esta é uma das principais metas do presidente Joe Biden, que anunciou o plano há meses. Aliás, o projeto pode representar o maior valor das últimas décadas para a infraestrutura do país.
Em resumo, a aprovação por 69 a 30 no Senado, que possui 100 parlamentares, configura uma vitória bipartidária. Na votação, 19 republicanos votaram a favor do projeto do governo democrata. A propósito, os investimentos seguirão para construção e reestruturação de estradas, pontes, aeroportos e hidrovias dos EUA.
Vale destacar que a elaboração do projeto de infraestrutura dos EUA aconteceu nos últimos meses através de um grupo bipartidário de senadores. Esse esforço conjunto possui ampla popularidade entre o público. Por isso que teve uma votação favorável expressiva no Senado norte-americano.
Projeto ainda precisa de aprovação da Câmara dos Deputados
Embora o Senado dos EUA tenha aprovado o projeto, o texto ainda passará por análise da Câmara dos Deputados. A expectativa é que o espírito cooperativo que se viu no Congresso durante a primeira votação não ocorra nesta nova análise e votação do plano.
“Boas notícias, pessoal: o Acordo Bipartidário de Infraestrutura foi oficialmente aprovado pelo Senado”, escreveu o presidente Biden no Twitter, comemorando o resultado da votação. “Espero que o Congresso o envie para minha mesa o mais rápido possível para que possamos continuar nosso trabalho de reconstrução”, acrescentou.
Além disso, os senadores também voltaram suas discussões para o pacote de gastos públicos do governo de US$ 3,5 trilhões. Nesse caso, os democratas desejam aprovar tal plano sem contar com os votos dos republicanos. Em suma, o projeto estabelece gastos em saúde e no combate às mudanças climáticas, entre outros pontos.
Leia Mais: Lucro da Petz cresce 109% no segundo trimestre deste ano