O ano de 2022 pode ter a inclusão de um novo feriado nacional. Isso porque, nesta segunda-feira (22), a Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto que cria o dia para celebrar a Santa Dulce dos Pobres.
De acordo com o projeto, que foi proposto pelo senador baiano Ângelo Coronel (PSD), o novo feriado nacional, que agora será analisado na Câmara dos Deputados, caso aprovado, será comemorado no dia 13 de março. Esse foi o dia em que, em 1992, Irmã Dulce morreu em Salvador, Bahia.
Irmã Dulce e o número 13
O número 13 é bastante simbólico para irmã Dulce. Isso porque o número envolve, dentre outros fatos, o dia em que é celebrado a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, isso em 13 de agosto.
Além disso, é também no dia 13, mas de outubro, que é comemorado o Dia de Irmã Dulce no estado da Bahia – a data não é um feriado.
Não suficiente, no dia 13 de agosto, é a data em que, em 2019, o papa Francisco canonizou, no Vaticano, Dulce como a santa dos pobres.
A primeira santa brasileira
Uma das religiosas mais populares do Brasil por conta de seu trabalho social, Santa Dulce, também conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”, é considerada pelo Vaticano como a primeira santa brasileira.
Isso porque, apesar de outras brasileiras que atuaram no país terem sido canonizadas anteriormente, foi Dulce a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos pela Igreja Católica.
Santa Dulce dos Pobres teve sua primeira missa realizada em outubro de 2019. Na ocasião, em Roma, na Itália, a cerimônia foi celebrada pelo até então Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Uma semana depois, foi a vez da santa ter sua primeira missa realizada no Brasil. O evento reuniu milhares de fiéis na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Agora, como já explicado, o projeto seguirá para a Câmara e, caso for aprovado, será encaminhado para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que poderá sancionar ou vetar o novo feriado nacional.
Leia também: Ministro da Educação ganha moral com Bolsonaro em meio às denúncias sobre interferência no Enem