Nesta primeira semana do mês de agosto é celebrada em todo mundo, a semana da amamentação. Apesar de esta semana ser exclusiva para realização de ações em conscientização ao ato, vale lembrar, que todo este mês é conhecido como “Agosto Dourado”, já que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A data possui até lei no Brasil, a nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
A semana mundial da amamentação teve início em 1990, durante encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF; ocasião esta em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”.
Todos os anos, um tema é definido, a fim de promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.
Este ano o tema está alinhado com a campanha WBW-ODS 2030 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), a qual destaca os vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações.
Além disso, as ações desenvolvidas estão sempre focadas na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.
Os benefícios da amamentação para a mamãe e o bebê
Sem dúvidas, a amamentação é um dos atos mais importantes e marcantes na vida da mulher.
Os benefícios vão além de reforçar o laço afetivo entre mãe e filho, afinal, auxilia na recuperação pós-parto, além de trazer nutrientes exclusivos que irão garantir saúde para o resto da vida do bebê. Veja os principais!
Para a mamãe
- Faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido;
- Diminui o sangramento pós-parto;
- Previne a anemia materna;
- Reduz o risco de câncer de mama;
- Reduz o risco de câncer de ovário;
- Acelera a perda de peso;
- Evita a osteoporose;
- Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.
Para o Bebê
- Protege contra doenças;
- Previne a formação incorreta dos dentes;
- Previne problemas na fala;
- Proporciona melhor desenvolvimento e crescimento;
- Dispensa a água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê;
- Melhora a digestão;
- Minimiza as cólicas;
- Diminui as chances de desenvolver doença de Cohn e linfoma;
- Estimula e fortalece a arcada dentária;
- Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.
Além disso, o aleitamento materno diminui o risco de morte de crianças em até 41%.
Ações do Agosto Dourado
A semana Mundial da amamentação foi iniciada dia 01 e segue até o dia 07 de agosto. Dentre as principais ações, os locais e serviços de referência em saúde vêm realizando em todo o país, palestras, reuniões com a comunidade, inclusive, a iluminação e decoração de espaços públicos, como ocorreu com o Congresso Federal.
Veja mais: Lactantes contaminadas pela Covid-19 devem seguir com a amamentação