Diferentemente das expectativas do mercado, o Banco Central do Brasil fez um corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic na última quarta-feira, 2. O mercado acreditava em um corte de 0,2 ponto percentual. Apesar de não ter sido uma decisão unânime, os efeitos para os brasileiros são ainda melhores.
Isso porque um corte na Selic torna algumas operações mais baratas e o início do movimento significa um maior controle da inflação neste momento. Para o cidadão, algumas coisas já melhoraram.
Redução da Selic na quarta-feira
O Banco Central do Brasil anunciou um corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic na última quarta-feira, 2. Com isso, a taxa básica de juros está em 13,25%, o que ainda representa um patamar bastante alto. Contudo, a redução já mostrou os sinais de melhora para algumas pessoas.
Na prática, a taxa de juros serve para balizar todas as outras taxas de juros do país. Isso quer dizer que quanto mais alta a Selic, mas alta fica a taxa do financiamento, do empréstimo e também dos juros rotativos do cartão de crédito. Com esses custos mais elevados, é comum que milhões de brasileiros entrem na inadimplência. E isso foi exatamente o que aconteceu.
Agora, a redução na taxa de juros vai gerar o efeito contrário. Os financiamentos, os empréstimos e os juros do rotativo devem começar, gradativamente, a cair. Com um custo menor para pegar dinheiro emprestado, os brasileiros começam a se aventurar na compra de bens mais caros e também começam a pensar em empreender de forma mais robusta.
Na prática, a queda da Selic gera uma maior dinâmica da economia, que tende a entrar em uma espiral positiva de geração de emprego, redução dos custos de crédito e maior aquisição de produtos e bens.
Contas digitais vão render menos
A boa notícia da redução da taxa Selic foi comemorado por muitos economistas, em especial os vincula dos ao Governo Federal. Isso porque Lula vinha solicitando a queda dos juros há alguns meses, mas o Banco Central acabou por reduzir apenas nesta semana.
Com isso, um outro efeito da redução da Selic é um menor rendimento das contas digitais. Dessa forma, contas como Nubank, PicPay e Mercado Pago terão rendimentos menores. Contudo, especialistas analisam que, apesar da redução, os retornos ainda são altos e devem permanecer em bons patamares até o final do ano.
Para os próximos meses, o mercado prevê novas reduções da Selic, inclusive por conta da sinalização do Banco Central de que vai manter os cortes. Para economistas, o movimento de cortes devem seguir até o final do próximo ano.