O endividamento segue sendo uma preocupação de muitos brasileiros. De acordo com dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), a inadimplência em famílias brasileiras atingiu uma taxa de 25% em janeiro e 23,9% em fevereiro. Diante deste cenário, é interessante conhecer o seguro prestamista, e entender como ele pode ajudar nessas situações.
Criado como uma forma de ajudar pessoas que andam perdendo o sono com a acúmulo de dívidas, o seguro prestamista anda ganhando destaque ultimamente. Esse é um seguro que garante proteção financeira no caso de alguns imprevistos. Dessa forma, se por algum motivo o individuo em questão se encontrar em uma situação em que não consegue arcar com suas prestações de crédito, o seguro prestamista entra em cena.
Entenda agora mais detalhes sobre como esse seguro funciona, e veja em quais situações ele pode ser acionado. Confira!
O que é o seguro prestamista e como ele funciona?
Em primeiro lugar, se faz importante entender o que de fato é o seguro prestamista. Assim, esse é um seguro que pode amortizar ou custear, de forma total ou parcial, os compromissos financeiros feitos pelo segurado, e dependendo da situação, dos seus beneficiários também.
Dessa forma, esse é um seguro que assume os compromissos do beneficiário em casos como desemprego, morte ou invalidez. Nessas situações, a seguradora se faz responsável por quitar os valores das prestações, ou então, seguir os pagamentos de acordo com os termos previstos nos contratos. Ela faz isso de forma a sanar a dívida junto à instituição financeira em questão. Isso o torna um seguro que protege tanto os beneficiários quanto as instituições financeiras.
Então, através do seguro prestamista podem ser garantidos os pagamentos de empréstimos, financiamentos de bens e também valores de cartões de crédito e de limites de contas-corrente. Ele pode ser acionado em casos de imprevistos financeiros, tais como a perda da renda e desemprego. Além disso, o seguro também sobre incapacidade temporária e doenças graves. Para completar, ele também pode ser acionado em casos de invalidez ou morte.
Em relação aos beneficiários, neste estilo de seguro, o beneficiário é sempre o credor. Isso significa que o pagamento dos valores é sempre feito diretamente para ele, até o limite da dívida. Isso significa que para a instituição financeira que oferece o crédito, o seguro prestamista é um excelente maneira de impedir a inadimplência por parte dos contratantes dos seus serviços.
Em casos em que o valor da dívida ou compromisso, no momento do sinistro, seja inferior ao valor da indenização paga pela seguradora, ou seja, em que haja um saldo remanescente, esse valor deve ser pago ao ao segundo beneficiário indicado pelo segurado ou ao próprio segurado.
Quais os benefícios?
De acordo com dados do Serasa em janeiro de 2023, existem mais de 70 milhões de brasileiros endividados, representando um aumento de mais de 600 mil pessoas em relação ao ano passado. Além disso, houve também um aumento de jovens inadimplentes, já que a população de 26 a 40 anos representa mais de 34% de quem está com o “nome sujo”. Da mesma maneira, com a crise econômica, muito influenciada pela pandemia de COVID-19 nos últimos anos, o Brasil bateu um recorde de inadimplência!
Se você se encontra em uma situação delicada, assim como 22% das famílias brasileiras, que possuem mais da metade do seu dinheiro comprometido com o pagamento de dívidas, ou as 8,4% que não conseguem arcar com as suas dívidas sem comprometer o orçamento das suas necessidades básicas, um seguro prestamista pode ser muito benéfico.
Esse é um seguro que pode impedir seus beneficiários a ficarem com o nome sujo. Essa situação, como já é de consenso geral, pode ser muito prejudicial em diversas situações.
Prazo de vigência do seguro prestamista
Em relação ao prazo de vigência deste seguro, ele quase sempre varia conforme o tempo de duração da dívida assumida. Assim, se por acaso a dívida for renegociada, provavelmente irá acontecer um endosso no seguro. Isso será feito com o intuito de aumentar o prazo de vigência. Além disso, também deve consequentemente o recálculo de valores de prêmio e capital segurado.
Dessa forma, a apólice ou o certificado individual precisam sempre especificar o início e o fim de vigência do seguro. O prazo de vigência do seguro prestamista não poderá superar o prazo da obrigação a que está atrelado, quando esta possui data prevista de término.
Evite ficar inadimplente
Antes mesmo de pensar em contratar um seguro como o seguro prestamista, algumas coisas devem ser levadas em consideração. Existem diversas atitudes que podem ser tomadas para evitar a inadimplência. Se somadas a proteção do seguro, é possível obter um vida financeira controlada e tranquila.
Um detalhe muito importante é tomar cuidado com o crédito. Seja através de consumo de produtos em lojas, faturas de cartão de crédito, ou até mesmo com as contas básicas, como água e luz, a verdade é que muitas pessoas perderam o controle da sua vida financeira. Dessa forma, se faz essencial entender a maneira correta de contratar crédito sem passar sufoco.
Existem diversas linhas de crédito disponíveis no mercado. Entretanto, para contratar a mais adequada para você, é necessário levar alguns pontos em consideração.
Em primeiro lugar, é preciso analisar a sua necessidade. A linha de crédito que melhor vai se encaixar para você, depende da finalidade que você pretende dar a esse dinheiro. Se você precisa de dinheiro para parcelar as compras do mercado, para fazer a compra de um bem como automóvel ou casa, ou até mesmo para investir em um negócio próprio, as linhas de crédito recomendadas são diferentes para cada situação.
Sendo assim, antes de se comprometer com as parcelas de um determinado tipo de crédito, você precisa pesquisar e estudar as opções. Tenha em mente que sempre é possível negociar o valor e número das parcelas. Além disso, as taxas de juros com o seu banco ou instituição financeira.
Outro ponto muito importante é ficar atento ao contrato, e ler tudo atentamente, Muitas pessoas pulam essa etapa e assinam contratos sem ler, mas isso é imprescindível. Dessa forma, você fica ciente de todas as suas responsabilidades para com o pagamento.