Perder o emprego é um fato que afeta a vida de qualquer indivíduo. Entretanto existe um alívio financeiro possível: o Seguro Desemprego.
Assim, o Seguro Desemprego é um direito que os segurados da previdência que sofrem demissão, sem justa causa, podem receber. Portanto, esse benefício foi instituído para assegurar um auxílio financeiro temporário ao trabalhador ao final do contrato de trabalho. Todavia, o trabalhador só terá direito ao Seguro Desemprego, se encaixar nas normas e critérios que a lei exige.
Contudo, você sabia que é possível receber mais parcelas do Seguro Desemprego?
Quer entender melhor essa possibilidade? Vem conosco que explicamos direitinho!
Como e quem recebe o Seguro Desemprego?
Esse é, portanto, um benefício, que visa oferecer um auxílio por um período determinado de tempo, conforme critérios que mostraremos mais à frente. Além disso, ele é pago em dinheiro, podendo atingir de 3 a 5 parcelas. Elas podem ser de forma contínua ou com alternância, isso dependerá do tempo de serviço do trabalhador.
Quanto a forma de pagamento, ele pode acontecer via depósito em conta, em alguma agência da CEF (Caixa Econômica Federal). Também é possível receber nas casas lotéricas e casas de conveniência, ou ainda terminais de autoatendimento usando o cartão cidadão.
Quanto ao prazo para o recebimento do Seguro-Desemprego estima-se que seja de cerca de 30 dias.
Desse modo, todo trabalhador com carteira assinada, que sofrer demissões contra sua vontade, tem direito solicitar o Seguro Desemprego. Contudo é preciso também que não possuam renda própria o bastante para manter a si e sua família.
Tempo de Serviço necessário para ter direito ao Seguro Desemprego
A princípio, sendo a primeira vez que o trabalhador solicita o benefício, há necessidade de ter trabalhado, recebendo salário por no mínimo 12 meses, durante os 18 que antecederam à data da rescisão do contrato de trabalho;
Entretanto, na segunda vez em que há a solicitação, é preciso que o trabalhador tenha percebido salários por no mínimo 9 meses, durante os 12 meses que antecederam o fim do contrato de trabalho.
Já na terceira vez em que o trabalhador realiza a solicitação, o tempo de recebimento do salário é de 6 meses, antecedente ao fim do contrato de trabalho.
Como receber mais parcelas
Desse modo, sabendo que o empregado ao ser demitido tem a possibilidade de receber entre 3 a 5 parcelas de Seguro Desemprego. Portanto, é possível ao trabalhador receber mais ou menos parcelas. Então é preciso entender o que faz a diferença no número de parcelas a que terá direito.
Assim, cabe informar que o número de parcelas depende do tempo de serviço que o trabalhador prestou nos meses imediatamente anteriores à sua demissão. Desse modo, o trabalhador que tem interesse em receber mais parcelas do Seguro Desemprego, precisa conhecer o tempo de serviço necessário para cada parcela. Veja a seguir o número de parcelas de acordo com o tempo de trabalho:
- Para receber 3 parcelas – mínimo de 6 meses de trabalho;
- Para receber 4 parcelas – mínimo de 12 meses de trabalho;
- Para receber 5 parcelas – mínimo de 24 meses de trabalho;
Por fim, conhecer o funcionamento do Seguro Desemprego pode te ajudar no momento de requerer esse direito. Portanto fique esperto e volte sempre para mais informações.