Muitas pessoas já pensaram em ter um seguro de vida, mas acreditam que não vale a pena ter um. E esse problema é muito maior que apenas uma decisão pessoal. Isso porque no Brasil temos uma forte cultura de outros seguros, como o seguro de automóveis e até mesmo planos de saúde. Apesar disso, o seguro de vida ainda é bastante esquecido pelos brasileiros.
Um estudo feito pela Zurich com a Universidade de Oxford apontou que apenas 8% dos brasileiros possuem seguro de vida. O país é um dos últimos colocados nesse tipo de cobertura. Por isso, hoje vamos falar das vantagens de ter um.
As três principais vantagens
Um seguro de vida acolhe a família em caso de falecimento do titular. Por isso, ele é uma forma de garantir que, caso algo aconteça com você, a sua família não ficará prejudicada financeiramente. Isso é importante para muitas pessoas, principalmente naquelas famílias em que os ganhos salariais são diferentes entre os parceiros ou até mesmo em famílias em que há apenas uma fonte de renda.
Por isso, a primeira vantagem é a proteção da família. Caso algo aconteça com você, a sua família não terá que se preocupar com custos altos para o evento que aconteceu, dado que o seguro cobrirá tudo. Especialistas apontam que, para quem tem dependentes, o seguro de vida não deve ser considerado opcional, dado que ninguém está preparado para eventos mais trágicos.
A segunda vantagem é a facilidade para questões de inventário. Hoje, um processo de sucessão familiar custa caro e, atualmente, alguns seguros de vida já cobrem todas as despesas nesse processo. Por conta disso, até mesmo as pessoas mais ricas, que possuem holdings familiares e fundos exclusivos, têm um seguro para proteção.
A terceira vantagem, dentre as principais, é que muitos seguros de vida trabalham com rendas mensais. Isso acontece com quem tem filhos pequenos ou com um cônjuge que não possui renda. Dessa forma, em vez de receber uma única parcela, o seguro de vida paga um salário mensal para a família.
Mais vantagens de um seguro de vida
Nem só de eventos trágicos vivem os seguros de vida. Atualmente, eles também podem ser considerados formas de previdência privada, e possuem cláusulas que atuam nos mais diferentes aspectos da vida de um contratante. Por isso, é importante ler bem os contratos desses seguros, para você ter certeza de que ele é o ideal para você.
Com isso, outra vantagem do seguro de vida é a cobertura financeira para casos de doenças graves. Atualmente, alguns seguros cobrem os tratamentos temporários de doenças invalidantes ou até mesmo para invalidez permanente do segurado.
Além disso, o seguro de vida também é importantíssimo para quem tem uma empresa. Isso porque algumas famílias não querem fazer parte dos negócios do segurado. Com isso, a empresa pode ser uma beneficiária do seguro e, em caso de falecimento, o recebimento dos valores da família virá em forma de venda societária, ao passo que o seguro é pago para a empresa, sem a incidência do imposto de renda.