O Bradesco anunciou o “Seguro Proteção Digital”, criado com o objetivo de indenizar os clientes prejudicados por transações bancárias indevidas através do aplicativo do banco. Normalmente são impasses relacionados a perda, roubo, furto, pagamento não autorizado e coação.
Desta forma, o seguro visa cobrir transferências via TED, DOC ou PIX mal sucedidas. Ele já está disponível no aplicativo, por onde a contratação pode ser feita e possui valores que variam entre R$ 8,99 a R$ 15,99. A medida foi implementada em um excelente momento considerando o aumento das fraudes.
Segundo a PSafe, empresa especializada em cibersegurança, a cada seis segundos, um golpe financeiro é registrado no Brasil. A superintendente da Bradesco Auto, Raquel Costa, explicou que se o correntista passar por algum prejuízo conforme os casos apresentados acima, basta que ele apresente toda a documentação necessária.
“A primeira orientação é que o segurado entre em contato com o Fone Fácil Bradesco, imediatamente, após perda, furto simples, furto qualificado, roubo do dispositivo móvel (celular, smartphone ou tablet) no qual o aplicativo do banco esteja instalado, ou caso o segurado tenha sido vítima de coação, para a realização de todos os cancelamentos necessários e orientações das documentações requeridas para seguir com o processo de indenização”, declarou Raquel.
Os valores da indenização podem variar de acordo com o plano contratado pelo correntista, além do que a proteção tem validade logo após as primeiras 24 horas efetuado o primeiro pagamento. O aparelho celular, inclusive, é coberto pelo seguro. Na oportunidade, o Santander Seguro Transações informou que também irá oferecer um seguro nos mesmos critérios que o seguro do Bradesco.
Mas neste caso, o seguro está disponível somente no mês de novembro, segundo informações da equipe do banco. Os custos deste serviço partem de R$ 9,99 e podem chegar a R$ 24,99, possibilitando uma cobertura nas faixas de R$ 3.500, R$ 8 mil ou R$ 20 mil.
Quem desejar pode contratar o seguro pelo próprio aplicativo do banco ou em caixas eletrônicos de uma das agências da instituição financeira. Desta forma, o cliente estará completamente seguro caso ele seja coagido a fazer um PIX ou uma transferência da sua conta-corrente, respeitando um período de carência.
“Para transferências realizadas sob coação, será necessário registrar um boletim de ocorrência. Golpes e fraudes não serão cobertos pelo novo Seguro Transações Santander. Criamos o produto para dar ainda mais segurança a esses clientes e levar um pouco de tranquilidade a quem eventualmente passar por situações de risco, insegurança ou coação, como um assalto ou sequestro-relâmpago. No caso de fraudes e golpes, a orientação é que o cliente se certifique, antes de realizar suas movimentações, sobre a idoneidade do destinatário dos recursos”, informou o banco.