O parlamentar Kim Kataguiri opinou sobre o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro, e segundo o parlamentar, não há qualquer condição para que o mesmo possa liderar a oposição.
Kataguiri sugere ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ainda se tornar inelegível e talvez seja preso no decorrer dos próximos meses. O ex-presidente passou três meses nos Estados Unidos e voltou na última quinta-feira (30), em meio a uma certa desconfiança sobre seu papel na oposição.
“Há todos os elementos para ele se tornar inelegível e agora cada vez mais elementos para ele ser preso. Como é que ele vai liderar a oposição? Eu não vejo nenhuma condição nele. Aí você me pergunta: qual o papel dele na oposição? Para mim, sumir” Afirmou Kim.
Kataguiri garante que fará oposição propositiva
Kim Kataguiri, que é líder do MBL (Movimento Brasil Livre), diz que não vai realizar uma oposição irresponsável e reconhece que deve votar junto com o governo em algumas propostas, como o arcabouço fiscal, por exemplo.
Contudo, Kataguiri afirma que somente com uma boa reforma ministerial será possível de fato que o governo consiga ter uma base de apoio sólida. Nesse sentido, todos os movimentos do governo até agora, segundo Kataguiri, foram de governar junto aos próprios políticos do partido (PT) em sua maioria.
Kataguiri diz que se passaram cem dias e nada de votação relacionado a questões de interesse do governo. Para ele, o governo seguirá sem base de apoio até que faça uma reforma ministerial “revolucionária”.
Bolsonaro não irá liderar a oposição
Segundo Kataguiri, quando questionado pelo jornal Folha de SP sobre uma eventual liderança de Bolsonaro na oposição, com suas próprias palavras disse o seguinte: “Jamais. Bolsonaro é corrupto, é vagabundo e é quadrilheiro. E não tem a menor condição de liderar a oposição.
A gente está chegando a cem dias de governo e agora que ele volta de Orlando? Quando ele era presidente da República, nas eleições municipais, ele não fez base. Ele estava com a caneta na mão, era governo federal e ele não fez base. Imagina na oposição o que ele vai fazer na eleição municipal? Não vai ter capacidade de articular nada…”
Na avaliação de Kataguiri como já exposto acima, Bolsonaro não deve mesmo se tornar líder da oposição, estando muito mais próximo de enfrentar problemas com a justiça do que de fato lidar com as questões pertinentes aos interesses da oposição. Posto isso, Kim sugere em sua entrevista, que há boas possibilidades de Bolsonaro acabar inelegível ou mesmo preso.
Sobre o capital político de Bolsonaro
Ainda segundo Kataguiri, Bolsonaro não carrega consigo a força que muitos atribuem a ele, Para Kataguiri, Lula não ganhou a eleição e sim Bolsonaro perdeu para si mesmo. Nesse sentido, em sua avaliação, Bolsonaro apenas recebeu os votos de antipetistas.
Com isso, Kataguiri reforça a necessidade de se fazer uma oposição propositiva e diz não entender como seria possível ter na oposição alguém que simplesmente sumiu e possui todos os elementos para se tornar inelegível ou até mesmo preso.