O Banco Central tem liberado o dinheiro esquecido para os brasileiros através do sistema de Valores a Receber. Embora estivesse com a previsão de liberar uma segunda fase de consultas no mês de maio de 2022, já estamos em 2023 e ainda não foi liberada. Contudo, o Banco Central informou no início do mês de dezembro que ainda não há uma data prevista para isso acontecer.
Nesse sentido, o Banco Central publicou uma nota informando que o sistema irá incorporar novos dados dos bancos a partir deste mês de janeiro de 2023. A partir dessas informações, os clientes terão acesso a quando a segunda fase de consultas estará liberada.
Segundo o Banco Central, as informações dos valores a receber são referentes a:
- contas pré-pagas e pós-pagas em que foram encerradas pelos clientes com saldo disponível;
- contas mantidas por sociedades corretoras de títulos e também de valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível; e
- demais situações que ensejam valores a devolver reconhecidas pelas instituições.
A previsão do Banco Central é de liberar o novo sistema em janeiro de 2023. Mas, na verdade, não foi estipulada data e, com isso, milhões de brasileiros seguem sem saber se haverá possibilidade de consulta no sistema antigo na próxima semana.
Sistema Valores a Receber
Antes de mais nada, o sistema de ‘Valores a Receber’ é um porta de serviço onde é possível consultar se há dinheiro esquecido em algum banco ou em alguma instituição financeira. Além disso, também fica disponível se tiver dinheiro de consórcio ou outra instituição financeira.
O BC acredita que ainda são cerca de R$ 8 bilhões em valores esquecidos. Entretanto, vale dizer que na primeira fase do Sistema de Valores a Receber, cerca de R$ 4 bilhões já estavam disponíveis para devolução.
Recursos de onde vêm o saldo do Valores a Receber
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que esse dinheiro esquecido pode ser de recursos de:
- Contas pessoais, seja corrente ou poupança que foram encerradas, no entanto, tinham algum saldo disponível no momento do encerramento;
- Dinheiro de tarifas e parcelas, obrigações de créditos cobrados de forma indevida, lembrando que essa devolução esteja prevista em Termo de Compromisso, sendo este assinado pelo banco com o Banco Central – BC;
- Parte também de cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários, assim como os participantes de cooperativas de crédito;
- De recursos não procurados e que estejam relacionados a grupos de consórcio que já foram encerrados.
Consulta do dinheiro esquecido pelo CPF
Primeiramente, não há segredos para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR). Do mesmo modo, saber qual é o valor disponível e assim, pedir a transferência do valor. No entanto, para isso, é necessário ter uma conta Gov.br. Além disso, a conta deve estar nos níveis: prata ou ouro, ou seja, não é possível acessar o SVR com login Registrato.
Dessa forma, para consultar se tem valores para sacar, o cliente só precisa informar o número do seu CPF no sistema do BC. Contudo, como já mencionado, por enquanto, esta consulta se encontra em período de suspensão.
Nesse sentido, através das informações do Governo Federal, o Sistema de Valores a Receber (SVR) está desde o dia 17 de abril do ano de 2022 passando por algumas mudanças, como por exemplo:
- Não precisa mais fazer um agendamento, basta pedir o saque dos recursos financeiros no momento da 1ª consulta;
- Haverá novas informações no sistema de Valores a Receber que foram repassadas pelas instituições financeiras.
Ainda que a consulta para sacar o dinheiro já tenha sido feito, mas não constou valores na 1ª etapa, o indicado é fazer uma nova consulta, pois, as informações serão atualizadas e pode haver valores a receber disponíveis.
É importante lembrar que o atraso no saque dos valores esquecidos é por causa da greve dos servidores do Banco Central (BC). O objetivo da greve foi a luta por melhores condições de trabalho. Além disso, também a reivindicação de reajuste salarial. No entanto, a previsão é de que o sistema de valores a receber retorne ainda no início de 2023.
Não recebi meus benefício. O que está acontecendo
O banco central bloqueou 100 reais meus que estava na caixa e eu quero de volta