As carnes de modo geral estão presentes nos pratos de grande parte dos brasileiros diariamente. Algumas pessoas preferem consumir carne bovina, outras gostam de carnes de aves ou de peixes, mas há ainda aqueles que são amantes de uma boa carne suína. Se você gosta de carne suína, este post conta com o segredo das churrascarias! Veja como fazer barriga de porco crocante em casa.
A barriga de porco é um prato muito saboroso que pode acompanhar a sua refeição de uma forma única. Você pode preparar também uma batata assada recheada com algum tipo de queijo para acompanhar a sua barriga suína, certamente você não irá se arrepender. A barriga suína também é chamada de panceta, ela é composta por uma camada de carne, uma de gordura e outra de pele/couro. Mas há um segredo para deixá-la com uma textura crocante no final do preparo, veja aqui como isso ocorre.
Veja como fazer barriga de porco crocante em casa
Um dos grandes segredos para obter um resultado satisfatório é secar bastante a pele da panceta com o auxílio de um papel toalha e perfurar toda a superfície utilizando uma faca, porém, sem que o furo chegue até a carne. Além disso, é fundamental evitar que algum tipo de líquido encoste na carne. Logo, apenas o lado oposto da peça é que receberá o tempero. Durante o preparo do tempero você pode adicionar ingredientes como cominho, alecrim e pimenta-do-reino. Pois esses ingredientes dão um sabor especial ao prato.
O tempero, então, se coloca sobre um papel alumínio de maior espessura que, ao dobrar ao meio, apresenta um tamanho 2 vezes maior que seu corte. Isso porque a carne da barriga de porco deve ser apoiada sobre o tempero e o restante o papel deve ser dobrada, de modo que suba pelas laterais da peça formando tipo uma “roupinha”. Dessa forma, apenas o couro ficará exposto.
Como preparar a barriga de porco?
Para que a pele do porco fique sequinha, com aspecto de pururuca, é necessário deixá-la bem sequinha. Nesse caso, o sal grosso é muito importante para desidratar o alimento. Ao vestir a barriga de porco com papel alumínio, protegendo a carne, espalhe bastante sal grosso sobre a pele do alimento. Não economize, espalhe bastante sal grosso, para cobrir toda a área, pois quanto maiscolocar, mais sequinha sua barriga de porco irá ficar.
Feito isso, você deve iniciar a cocção do seu prato no forno, pois o calor irá fazer com que asse e cozinhe a carne ao mesmo tempo em que desidrata a pele. Então, pré-aqueça seu forno em uma temperatura de 180º e coloque a barriga de porco durante 60 a 90 minutos, ou até notar que a pele onde o sal está ficou bem vermelha. Logo, retire os pedaços maiores de sal que ficam por cima e coloque a carne em uma grelha, levando-a para a churrasqueira por quinze minutos, deixando o couro virado para cima. Após meia hora, desça a peça para mais perto do fogo para que ela fique bem crocante.