Sedentarismo é manter o corpo parado, ou seja, sem a realização de atividades físicas, ou realizando muito pouco tempo delas. Geralmente, ele está aliado a uma dieta pouco nutritiva e bastante errada, o que intensifica os seus males. Por isso, veja, abaixo, quais são os males do sedentarismo e como evitá-lo.
Maus hábitos: Pare de fazer isso se você quiser ser uma pessoa melhor
O sedentarismo tem consequências sérias
Ao contrário dos nossos ancestrais, somos pessoas muito sedentárias, naturalmente. Na verdade, nunca fomos tão sedentários como agora! Vivemos numa época em que a maioria das pessoas passa o seu tempo, praticamente todo, sentada na frente de um computador.
Isso aumentou mais ainda, depois da pandemia. Ou seja, o gasto energético é quase nulo e o corpo não é trabalhado. Quando essas pessoas chegam do trabalho, estão muito cansadas para se exercitar, e acabam sentando por mais tempo, ou mesmo passando o resto de suas horas, deitadas.
Contudo, pessoas sedentárias têm pouco gasto calórico e chances aumentadas da incidência de doenças graves, como a diabetes, o infarto e o AVC, por exemplo, dentre muitas outras. Ou seja, a falta de atividades físicas, interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida de uma pessoa.
Além disso, o sedentarismo causa o aumento de peso, o que pode influenciar, não só os aspectos físicos, como a saúde psicológica. Isso porque o aumento de peso pode gerar insegurança e baixa autoestima. Esses motivos, por si só, devem te convencer a não ser uma pessoa sedentária e buscar movimentar o seu corpo. Porque cuidar do seu corpo, também é cuidar da sua mente.
6 motivos imperdíveis para você praticar atividades físicas diariamente
Como ser menos sedentário
A única maneira de vencer o sedentarismo, é a realização de atividades físicas diárias. O tempo que temos atualmente, realmente, é encurtado pela quantidade de trabalho diário. É pior ainda quando contabilizamos todo o trajeto da casa para o trabalho e do trabalho para a casa.
Contudo, antes de mais nada, você deve priorizar a sua saúde. Por isso, faça exercícios, nem que seja uma caminhada, por, pelo menos, meia hora por dia. Isso fará com que o seu corpo gaste as calorias necessárias e, ainda, com que ele fique mais forte e resistente. Exercícios físicos melhoram, inclusive, a disposição de uma pessoa para atividades rotineiras.
Ou seja, se o cansaço é outro dos problemas que você tem todos os dias, e outra coisa que te faz resistir à realização de atividades físicas, repense isso! Uma vez que, quanto mais atividades físicas você fizer, mais disposto vai se sentir no final do dia.
Se você, realmente, não encontra tempo, nem tem muita disposição, existem programas de exercícios intensos, diários. Esses programas fornecem exercícios de até 10 minutos. Contudo, eles foram desenvolvidos por especialistas para gerar um alto gasto calórico, mesmo sendo feitos em tão pouco tempo. Por fim, priorize você. Se você não se cuidar, nenhuma das tarefas que você julga importante poderão ser feitas!
Hábitos que fazem você gastar mais: economize dinheiro parando com eles