O saque-aniversário do FGTS 2023 já está com o calendário disponível. O cronograma que prevê o pagamento foi publicado em dezembro de 2022. Vale lembrar que o FGTS é uma modalidade opcional, e sua liberação é conforme o mês de aniversário do trabalhador. Além disso, só está disponível para os trabalhadores em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
No entanto, ainda existem muitas pessoas que possuem dúvidas sobre esse benefício e como usufruir dele. Para ficar por dentro do assunto e não perder o benefício, confira as informações a seguir.
O que você precisa saber sobre o saque-aniversário do FGTS
É importante que você fique atento que ao sacar o dinheiro do saque-aniversário, você perderá sua opção em caso de demissão. Logo, é importante que saiba que em caso de demissão, você terá direito somente ao saque da multa rescisória.
Para todos os trabalhadores, existe um limite para o saque. Por exemplo, contas com R$500 permitem a liberação de até 50% do valor total. Por outro lado, quem possuir mais que esse valor, terá o saque submetido a uma parcela fixa, ou seja, quanto maior o saldo disponível, menor será o percentual de saque. Portanto, caso você tenha 5 mil reais na conta, só poderá realizar o saque de 20%, por exemplo.
O saque-aniversário do FGTS segue o calendário definido pelo banco em que você recebe o salário. Além disso, você tem até dois meses após o primeiro dia útil referente ao seu aniversário para realizar o saque. Para consultar o saldo disponível, você pode acessar o aplicativo da CAIXA.
Quem tem direito ao saque-aniversário?
Possui direito ao benefício todos os trabalhadores que estão com carteira registrada, ou seja, que estejam em regime de CLT. No entanto, é necessário que haja adesão à modalidade através do aplicativo do FGTS.
Calendário do saque-aniversário do FGTS
- Nascidos em janeiro: 2 de janeiro a 31 de março
- Nascidos em fevereiro: 1 de fevereiro a 28 de abril
- Nascidos em março: 1 de março a 31 de maio
- Nascidos em abril: 3 de abril a 30 de junho
- Nascidos em maio: 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho: 1 de junho a 31 de agosto
- Nascidos em julho: 3 de julho a 29 de setembro
- Nascidos em agosto: 1 de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro: 1 de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro: 2 de março a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro: 1 de novembro a 31 de janeiro de 2024
- Nascidos em dezembro: 1 de novembro a 29 de fevereiro de 2024
O saque-aniversário irá acabar no governo Lula?
De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pretende-se acabar com o saque-aniversário do FGTS. Segundo o ministro, o motivo para o fim do benefício é o acesso de menor quantia em momentos de necessidade. Por exemplo, nos casos de demissão. Dessa forma, de acordo com Luiz Marinho, isso pode se tornar um problema a longo prazo.