Se você vai comprar um imóvel em 2023, precisa saber dessa excelente notícia que vamos te contar hoje!
Acontece que o programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, está voltando com tudo e trazendo muitas melhorias e oportunidades para quem sonha com o imóvel próprio.
Para que você entenda melhor sobre as modificações e melhorias feitas no Minha Casa Minha Vida e como ele funcionará a partir deste ano, separarmos algumas informações.
Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final, para obter todas as informações necessárias sobre o novo Minha Casa Minha Vida.
Novo Minha Casa Minha Vida: se você vai comprar imóvel em 2023
O programa habitacional Minha Casa Minha Vida retornará em 2023 com novidades. Este projeto que já ajudou milhões de brasileiros a realizar o sonho da casa própria. Dispostos a investir em seu próprio patrimônio e melhorar sua qualidade de vida, dessa vez voltará com uma visão mais social, inclusiva e sustentável.
O Minha Casa Minha Vida 2023 será impulsionado em parceria com o setor privado, que trará mais recursos e permitirá a redução da dependência do orçamento do governo federal.
Dessa forma, o novo modelo do MCMV também terá um foco maior na construção de unidades habitacionais em áreas urbanas, oferecendo mais opções de moradias em regiões centrais e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do setor imobiliário das cidades. O modelo de contratação também será aprimorado para garantir mais agilidade, transparência e segurança jurídica aos empreendedores e às famílias beneficiárias.
Quem pode participar do novo Minha Casa Minha Vida?
Além do público alvo, as famílias de baixa renda, as de renda média também poderão participar do MCMV a partir de 2023, já que o limite de ganhos é de R$7.000,00 por mês. Ou seja, ampliará o acesso a moradias de qualidade, beneficiando uma parcela da população que antes não se enquadraria no critério de elegibilidade.
A sustentabilidade também será uma das prioridades do programa. Assim, as construtoras terão que seguir critérios ambientais na fase de construção, como a utilização de materiais recicláveis e de fontes de energia limpas, além de definir padrões sustentáveis para a futura utilização da água e energia nas habitações, para reduzir o impacto ambiental e incentivar a conscientização ambiental dos moradores.
Novo MCMV busca maior inclusão social
Outro fator importantíssimo é que a inclusão social também está presente no novo modelo do MCMV. Mais do que apenas oferecer unidades habitacionais, o objetivo é oferecer moradias de qualidade em áreas que oferecem acesso a serviços básicos, educação e empregos. Para isso, serão incentivados empreendimentos habitacionais em regiões com infraestrutura adequada.
Além disso, o programa terá prioridade para famílias que possuem pessoas com deficiência, mães solteiras, idosos e outras minorias.
O novo MCMV já foi relançado no início de março, e os interessados podem obter mais informações no site da Caixa Econômica Federal.
Agora que você já sabe tudo sobre o novo Minha Casa Minha Vida. Acesse o site da Caixa para saber como participar do programa.