O Programa Bolsa Família é uma iniciativa do Governo Federal que beneficia milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Visando garantir uma renda mínima às famílias mais pobres do país, o programa vem sendo aprimorado ao longo dos anos, buscando sempre atender da melhor forma possível aqueles que mais precisam.
No entanto, em 2023, algumas mudanças deverão ocorrer para quem pretende entrar no Bolsa Família, e é importante que as pessoas estejam cientes dessas alterações para saber se estão aptas a receber o benefício e, também, para se prepararem para outras possibilidades.
Para deixar você por dentro de todas as novidades sobre o Bolsa Família, nós reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Se você pretende entrar no Bolsa Família, precisa saber disso
O Bolsa Família é um programa de distribuição de renda muito importante para milhões de brasileiros que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Contudo, para recebê-lo, é preciso concordar com algumas regras do Governo que visam estimular a saúde e a educação no país.
Desde o retorno oficial do Bolsa Família, o Governo vem implementando novas exigências para as famílias que querem se inscrever ou manter-se no programa. Uma delas é que as crianças de 6 a 17 anos precisam ter frequência escolar de pelo menos 85% para a família receber o benefício. Isso significa que a criança precisa estar matriculada e comparecer às aulas regularmente.
Além disso, as famílias devem garantir a vacinação em dia das crianças menores de 7 anos e das mulheres grávidas.
Outra regra é que as gestantes devem fazer o pré-natal e os adultos devem passar por exames periódicos, como o de prevenção do câncer de colo de útero e o de próstata.
Essas exigências são uma forma de incentivar a busca por uma vida mais saudável e o investimento em educação, a qual é uma das melhores ferramentas para combater a pobreza e a desigualdade social.
Portanto, se você pretende entrar no Bolsa Família, fique atento a essas novas exigências e cumpra as regras para garantir o benefício.
Como entrar no Bolsa Família?
Como já dito anteriormente, o Bolsa Família é um programa social do Governo que oferece auxílio financeiro às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Para se inscrever, é necessário atender a alguns requisitos.
O primeiro passo é estar cadastrado no Cadastro Único, e para isso, basta procurar o CRAS mais próximo da sua residência, levando os documentos de identificação e comprovantes de renda e endereço.
Após fazer o cadastro no CadÚnico, a família deve aguardar a seleção do Bolsa Família pelo Governo.
A seleção considera o número de membros da família, a renda per capita mensal e a situação de vulnerabilidade social. As famílias selecionadas são comunicadas por meio de cartas e devem comparecer ao local indicado para receber o benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre o Bolsa Família e como participar do programa, é só seguir as instruções e aproveitar o benefício!
Veja também: Urgente: INSS quer suspender revisão da vida toda