Fazer exercícios não é a parte mais complicada no momento em que você decide perder peso, para a maioria das pessoas a parte mais difícil é a reeducação alimentar. Afinal, deixar de comer os alimentos que você está acostumado a comer todos os dias não é fácil. Especialmente quando esses alimentos são muito calóricos. Mas, se você precisa perder peso, veja como iniciar a reeducação alimentar.
A reeducação alimentar é a forma mais eficaz de garantir que você perca peso, pois ela apenas permite que você introduza alimentos saudáveis em sua dieta diária, eliminando os alimentos calóricos que fazem mal à saúde e dando lugar aos alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e minerais.
Além disso, a reeducação alimentar é individualizada e direcionada para as suas necessidades. Assim, não tem como dar errado, não é mesmo? Se você deseja perder peso, mas não sabe como dar início à sua reeducação alimentar, não se preocupe, aqui você irá aprender a como fazer isso.
Como iniciar a reeducação alimentar?
A internet está cheia de dietas milagrosas que prometem a perda de peso instantânea em pouco tempo. Mas, na maioria das vezes, isso não funciona. E, quando funciona, pode comprometer a saúde de forma bastante significativa. Por isso, se você deseja perder peso, a sua melhor opção é realizar a reeducação alimentar.
Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é organizar os seus horários. Organize os seus horários em uma planilha de forma que você possa distribuir os horários das refeições, as pausas para realização dos lanches, os horários dos treinos e o horário de dormir.
Assim, fica muito mais fácil inserir as refeições que você necessita em cada momento do dia. Agora, veja as dicas que foram preparadas para você saber como iniciar a reeducação alimentar e obter sucesso:
Procure ajuda profissional
Muitas pessoas não sabem disso, mas ter ajuda profissional no momento de realizar a sua reeducação alimentar é fundamental e faz toda a diferença. Um profissional capacitado, como um nutricionista, irá te instruir, ajudar a alcançar suas metas e irá indicar alimentos que correspondam ao seu gasto energético diário. Assim, você não corre o risco de ficar com a alimentação carente de algum nutriente.
Organize os alimentos
Nesse momento, organização é fundamental para que você se mantenha firme no processo. Guarde todos os alimentos já lavados e descascados, se possível, para que você consiga preparar a sua refeição mesmo que sua rotina seja pesada. Alguns podem até ser congelados. Caso você realize as refeições no trabalho, prepare a sua marmita e leve, para isso, utilize uma bolsa térmica.
Prepare os lanches com antecedência
Para que você não fuja da sua dieta consumindo alimentos processados e industrializados, tenha sempre alguns lanches prontos em casa, como, por exemplo, frutas, queijos, castanhas e iogurtes.
Mantenha-se hidratado
A hidratação é fundamental durante esse processo, especialmente se a sua alimentação for rica em fibras. Por isso, não deixe de beber bastante água, no mínimo 2 litros de água por dia. Além disso, realize atividade física. Certamente seu resultado virá antes do esperado.