Higienizar as frutas e verduras da forma correta é muito importante para que a alimentação seja realmente saudável. As frutas e as verduras são produzidas em larga escala e, na maioria das vezes, são utilizados fertilizantes que podem prejudicar a saúde. Além disso, ao chegar ao supermercado as frutas e verduras são despejadas nas bancadas a fim de que as pessoas possam escolhê-las.
Você já imaginou quantas pessoas devem ter pegado naquela verdura? Então, se você não limpa verduras deste jeito, está fazendo errado.
Saber como limpar as verduras da forma correta é fundamental para que você realmente consuma alimentos que não irão prejudicar a sua saúde. Existem diversas formas de realizar essa limpeza, você pode utilizar o hipoclorito de sódio, em alguns casos pode utilizar também o detergente e outros produtos que deixam o seu alimento completamente limpo. Portanto, continue lendo e aprenda a limpar bem os seus alimentos.
Se você não limpa verduras deste jeito, está fazendo errado
A primeira opção de produto para você utilizar no momento de realizar a higienização das suas verduras e frutas é o hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária. Essa substância, além e limpar bem os alimentos, também purifica a água, e você pode adquiri-la em qualquer supermercado.
É necessário ficar atento no momento de comprar o hipoclorito de sódio, pois é possível encontrar o produto em concentrações muito maiores do que aquelas apresentadas na água sanitária utilizada em casa.
Como limpar verduras e frutas com hipoclorito de sódio?
Para limpar as suas verduras utilizando o hipoclorito de sódio é necessário seguir três etapas. A primeira etapa é a etapa de lavagem. Nessa fase, é necessário realizar a lavagem de cada verdura de forma individual. Sendo assim, lave-as bem utilizado um pouco de detergente em água corrente.
Em seguida, em um recipiente grande coloque uma solução com água e hipoclorito para imergir as verduras. A proporção do produto deve ser de 2 colheres de hipoclorito para cada litro de água.
A segunda etapa é denominada sanitização. Nessa etapa todos os microrganismos biológicos são removidos, mas os alimentos podem ficar com algumas substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde. Nesse caso, entra a terceira etapa. A terceira etapa é o momento do enxágue, isso irá complementar a etapa anterior, removendo todos os resíduos químicos. Então, enxágue bem as verduras para remover todo e qualquer excesso.
Como higienizar frutas e verduras com detergente?
O detergente também é um dos produtos muito utilizados na limpeza de superfícies que auxilia na higienização dos alimentos. No entanto, tenha cuidado para evitar que ele penetre nos alimentos. Veja se a casca tem alguma rachadura ou machucado e evite o uso nesses casos.
Para realizar a limpeza utilizando detergente, separe as verduras e frutas de forma individual e esfregue todos os alimentos utilizando uma esponja ou escovinha com uma pequena quantidade de detergente. Feito isso, enxágue, removendo qualquer excesso de produto.
Agora que você já sabe a maneira correta de limpar verduras, use todas essas técnicas para deixá-las sempre prontas para o preparo/consumo.