Hoje nós passaremos algumas informações e instruções que, se você não fizer isso, pode ter que devolver seu Auxílio Brasil.
Para você que é beneficiário do Auxílio Brasil, já sabe que o programa tem muitas regras, que, se não forem seguidas minuciosamente, pode acarretar um cancelamento do benefício.
Pensando nisso, nós viemos ajudar você a entender melhor como este programa funciona e o que você precisa fazer para ser aprovado e continuar recebendo o Auxílio Brasil.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto?
Então não deixe de ler até o final!
O que é o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda, criado pelo atual presidente em 2021 e vigente em 2022, com o objetivo de ajudar as famílias mais pobres e necessitadas do nosso país.
Na verdade, este benefício que visa auxiliar as famílias brasileiras em situação de pobreza, ou pobreza extrema, já existia desde 2003, e se chamava Bolsa Família.
Em 2020, com todas as calamidades e momentos de incerteza que o mundo todo viveu, muitas empresas decretaram falência, ou reduziram o número de funcionários significativamente. Com isso, muitas pessoas ficaram desempregadas e não tinham mais como sustentar suas famílias. Então, o Governo se viu obrigado a ajudar essas famílias, e criou o Auxílio Emergencial.
Depois que as coisas se acalmaram, e a economia voltou um pouco “ao normal”, o Governo fez uma junção do Auxílio Emergencial com o Bolsa Família, e nasceu o Auxílio Brasil.
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
Todas as famílias brasileiras, até mesmo aquelas sendo unipessoais. Ou seja, família de uma única pessoa, que estão devidamente cadastradas no CadÚnico e se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Isto é, tem uma renda per capita de até R$200,00, estão aptas a receber o Auxílio Brasil.
Se sua família se encontra nesta situação, é só fazer o cadastro e aguardar a avaliação.
Como se cadastrar no Auxílio Brasil?
Para se cadastrar, o cidadão deverá ir até o CRAS de sua cidade, portando seus documentos e de todos os familiares que moram na mesma casa.
Depois é só responder o questionário que o agente irá fazer para preencher a ficha de inscrição. Então, essa ficha será mandada para o sistema e o cidadão deve aguardar a aprovação.
O que fazer para que o benefício não seja devolvido?
Como se trata de um programa do Governo, os cidadãos devem seguir todas as regras com precisão. Pois se isso não acontecer, eles podem pensar que o cidadão não está precisando dessa ajuda, e cortar o benefício.
Veja abaixo, uma lista de cuidados que você precisa tomar para que não precise devolver o seu benefício:
- Sacar o valor em até 90 dias após o recebimento;
- Atualizar os dados do CadÚnico a cada 12 meses, ou caso alguma coisa mude, como endereço ou algum membro da família se mude da sua casa;
- Não passar informações falsas no ato do cadastro;
- Não desmembrar o cadastro.
Agora que você já sabe o que precisa fazer para que não precise devolver o seu benefício. É só seguir as regras do programa para não ter surpresas desagradáveis quando chegar o dia do pagamento!